Estudante brasiliense vence o 2º Concurso de Redação Amazônia Azul

A estudante do 8; ano do Sigma de Águas Claras Laura Fagundes, 12 anos, venceu o 2; Concurso de Redação Amazônia Azul. A premiação é uma iniciativa da Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (Soamar-Rio) junto à Fundação Cesgranrio. Laura ganhou na categoria ensino fundamental. A menina escreveu um conto de uma garota e uma tartaruga que explicam a importância do mar. A premiação ocorreu na última quarta-feira (19), no Salão Histórico do Primeiro Distrito Naval do Rio de Janeiro.
Apesar de a matéria preferida de Laura ser matemática, a estudante conta que sempre gostou muito de ler e escrever. ;Eu gosto de animais. Como o estilo textual era conto, logo pensei em colocar um animal como personagem. Quando comecei a estudar sobre a Amazônia Azul, vi que o tema era amplo e resolvi colocar uma menina e uma tartaruga explicando a importância do mar; disse.
Laura soube do concurso por meio do namorado da irmã dela. ;O namorado da minha irmã viu o concurso e, como sabe que eu gosto de leitura me mandou o edital. Eu decidi concorrer, porque gostei das premiações; disse. A jovem recebeu como premiação do concurso um passaporte para o AquaRio (aquário do Rio de Janeiro), um tablet e um valor em dinheiro.
A mãe de Laura, Sued Fagundes, advogada, 44 anos, diz estar muito orgulhosa da conquista da filha e declara que a estudante sempre foi muito dedicada aos estudos. ;Ela sempre gostou muito de ler. A Laura lê um pouco todos os dias, principalmente, à noite. Mas ela participa de concursos de outras áreas também, como matemática. Essa foi a primeira vez que ela participou de um concurso de redação;, revela.
Os prêmios foram entregues na última quarta-feira (19) pelo comandante do Primeiro Distrito Naval do Rio de Janeiro. Estavam presentes na cerimônia de premiação professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). ;Fiquei muito feliz e orgulhosa de participar da cerimônia e ganhar os prêmios; diz Laura.
Laura ainda não sabe qual faculdade gostaria de fazer. Mas, no momento, está aproveitando e comemorando sua conquista no Rio de Janeiro.
O concurso de redações Amazônia Azul é uma iniciativa da Sociedade dos Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (Soamar-Rio), apoiado pela Marinha do Brasil e patrocinada pela Fundação Cesgranrio, que visa a promoção e premiação de cidadão brasileiros.
Confira a redação ganhadora!
Amazônia Azul: um sonho real
Os raios de sol refletiam na água, pintando as ondas de azul turquesa. A menina nadava naturalmente, numa coreografia delicada e afinada com os demais seres que co-habitavam aquela imensa e rica biodiversidade marinha. Foi quando avistou uma tartaruga em apuros e foi ao seu encontro. O animal estava desacordado, com plástico na boca. Prontamente, a menina abriu sua boquinha e retirou os entulhos que ali se acumularam. A tartaruga, ainda vulnerável, retornando à consciência e constatando a presença da menina, disse: