Organizações Militares Subordinadas

  COMANDO EM CHEFE DA ESQUADRA

 

     Esquadra é o conjunto de Forças (parcelas da totalidade de navios, meios aéreos e de fuzileiros navais destinados ao serviço naval, pertencente ao Estado e incorporados à Marinha do Brasil) e navios soltos, posto sob comando único, para fins administrativos.

 
 

 


 

  COMANDO DA FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA
 

      O Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra é a unidade da Marinha do Brasil responsável por desenvolver operações terrestres de caráter naval, a fim de contribuir para a aplicação do Poder Naval Brasileiro.

 

 

Outras informações no link: www.mar.mil.br/ffe


 

  COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL

 

      Comando de área da Marinha do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, que tem sob sua jurisdição a área terrestre dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, municípios do Estado de Minas Gerais com sede ao sul do paralelo de 18º30’S e a leste do meridiano de 44º30’W e as Ilhas da Trindade e Martin Vaz, incluindo as áreas marítimas das ilhas.

 

      Além disso, também é responsável pelas áreas fluvial e lacustre contidas na área terrestre sob sua jurisdição; a área marítima, pertencente à jurisdição brasileira, definida pelas linhas de marcação 109º e 130º, com origem, respectivamente, nos pontos do litoral brasileiro das divisas entre os estados da Bahia - Espírito Santo e São Paulo – Paraná, exceto o mar territorial no Estado de São Paulo.

 

 

 

Outras informações no link: www.com1dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 2º DISTRITO NAVAL
 

     Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Salvador, cuja área jurisdicional abrange mais de 1.100.000 quilômetros quadrados, aproximadamente 14% do território brasileiro, com cerca de mil quilômetros de confrontação com o Oceano Atlântico.

    A área terrestre sob jurisdição do 2º Distrito Naval é cortada pelo Rio São Francisco desde Pirapora-MG a Juazeiro-BA.

 

 

Outras informações no link: www.com2dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 3º DISTRITO NAVAL
 

     Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Natal, que tem sob sua jurisdição a área terrestre dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Território de Fernando de Noronha, Ilhas Rocas e os Penedos de São Pedro e São Paulo.

 

 

Outras informações no link: www.com3dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 4º DISTRITO NAVAL
 

     Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Belém. Correspondendo a 23% do território nacional e possuindo cerca de três mil milhas de vias fluviais navegáveis, a área sob jurisdição do Com4ºDN tem importância estratégica acentuada pelo fato de fazer limite com três países da América do Sul (Guiana Francesa, Suriname e Guiana) e Compreende os Estados do Amapá, Pará, Piauí, e praticamente todo o Estado do Maranhão. A região abriga significativos estoques de reservas minerais e hídricas e abundante e ambicionada biodiversidade. Em sua malha hidrográfica, o grande eixo estratégico é representado pela hidrovia Amazônia -Solimões, que permite durante todo o ano a chegada de navios de até 10 metros de calado à Manaus e de até 4,5 metros à Tabatinga.

 

 

Outras informações no link: www.com4dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 5º DISTRITO NAVAL
 

    Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Rio Grande, cuja área jurisdicional abrange os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e três municípios do Mato Grosso do Sul (Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí), além de parte da malha hidroviária dos Rios Tietê e Paraná.

 

 

Outras informações no link: www.com5dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 6º DISTRITO NAVAL
 

    Comando de área da Marinha, com sede em Ladário, tendo jurisdição sobre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

 

Outras informações no link: www.com6dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 7º DISTRITO NAVAL
 

    Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em Brasília, que tem sob sua jurisdição a área terrestre do Distrito Federal e dos Estados de Goiás e Tocantins, e as hidrovias do rio Araguaia e demais bacias fluviais, lagos e lagoas na área terrestre sob sua jurisdição.

 

 

Outras informações no link: www.com7dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL
 

    Comando de área da Marinha do Brasil, com sede em São Paulo, tem sob sua jurisdição todo o estado de São Paulo e parte do estado de Minas Gerais. O Arquipélago de Alcatrazes também é de responsabilidade do Com8ºDN.

 

 

Outras informações no link: www.com8dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO 9º DISTRITO NAVAL
 

    O Comando do 9º Distrito Naval, com sede em Manaus, é a presença da Marinha na Amazônia. Tem sob sua jurisdição toda a área da Amazônia Ocidental.

 

 

Outras informações no link: www.com9dn.mar.mil.br


 

  COMANDO DO CONTROLE NAVAL DO TRÁFEGO MARÍTIMO
 

    É a Organização Militar da Marinha do Brasil com o propósito de contribuir para a segurança do tráfego marítimo de interesse do Brasil e de atender a compromissos internacionais assumidos pelo País, relativos ao Controle Naval do Tráfego Marítimo.

 

 

Outras informações no link: www.mar.mil.br/comcontram


 

  CENTRO DE GUERRA ELETRÔNICA DA MARINHA
 

    Esta Organização Militar tem o propósito de contribuir para elevar a capacidade de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil. O CGEM está localizado na Ilha de Mocanguê, em Niterói (RJ).