Exercício multinacional reúne Marinhas de onze países
Fragata “Liberal” é um dos navios que participam da “Solidarex 2024” no litoral do Peru
Nesta quinta-feira (19), uma cerimônia marcou o início do exercício multinacional “Solidarex 2024”, que reúne as Marinhas do Brasil, Chile, Colômbia, Itália, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e República Dominicana, no litoral peruano. Com foco no apoio a desastres naturais, o treinamento combinado de ajuda humanitária ocorre até a próxima segunda-feira (23).
O exercício simula um terremoto de grandes proporções no Peru, com acionamento de uma força-tarefa multinacional para pronta resposta a catástrofes naturais. Além de incrementar a interoperabilidade, o treinamento fortalece a amizade e a cooperação entre as Marinhas participantes.
“Serão realizadas diversas ações, entre elas, a criação de uma força-tarefa anfíbia, que permitirá a abicagem* de embarcações para o desembarque de equipes especializadas em resgate e salvamento de vítimas afetadas em áreas urbanas. Esse exercício é uma grande oportunidade de treinarmos uma força-tarefa multinacional para responder a emergências em grande escala”, explicou o Comandante do Grupo-Tarefa do Brasil no exercício, Capitão de Fragata, Rogério Moreira Diniz.
Histórico
Em 2016, um terremoto de grandes proporções ocorreu em Manabí, no Equador. Na ocasião, países vizinhos enviaram ajuda humanitária. A partir disso, em 2018, houve a iniciativa de realizar exercícios multinacionais focados em ajuda humanitária a partir do mar para apoiar a população em caso de desastres naturais na região. A “Solidarex” teve edições em 2019, 2021 e 2023.
*Encalhar a embarcação, propositadamente, em terra firme.
Galeria de Fotos:
Fonte: Agência Marinha de Notícias