Pular para o conteúdo principal
  • Publicado em 25/05/2021 - 08:55
  • Atualizado em 23/04/2025 - 10:59
Compartilhe:

Militares reunidos no Hangar do EsqdHU-41, em Belém (PA), durante cerimônia

 

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) realizou, no dia 20 de maio, em Belém (PA), cerimônia alusiva ao seu segundo aniversário de criação. O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval e contou com a presença de titulares de Organizações Militares subordinadas e Oficiais da Força Aérea Brasileira. Após o canto do Hino Nacional e a leitura da Ordem do Dia, foi realizada a entrega de diplomas aos agraciados pela Ordem dos Guardiões Hipogrifos.

Ativado no dia 29 de outubro de 2019, o EsqdHU-41 vem cumprindo um importante papel nas ações de soberania e segurança nacional. Seus helicópteros de transporte tático de longo alcance são empregados em ações de salvamentos, resgates, inspeções navais, qualificações e adestramentos nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.

Nos últimos anos, militares e aeronaves do EsqdHU-41 foram empregados também em Operações como Verde Brasil I e II; Ágata; COVID-19, inclusive atuando da logística de distribuição e aplicação de vacinas para as aldeias indígenas; distribuição alimentos em ações do programa “Abrace o Marajó”, além de apoio em operações de órgãos federais de segurança e fiscalização, como Polícia Federal, IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Compartilhe: