
Planetário “Almirante de Esquadra Luiz Leal Ferreira”
No dia 06 de dezembro, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) inaugurou o Planetário “Almirante de Esquadra Luiz Leal Ferreira”, em Belém (PA). A construção do Planetário ocorreu após parceria com os idealizadores do projeto, todos ex-alunos do CIABA, e apoiará a infraestrutura de ensino destinada à formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante Brasileira.
A instalação recebeu o nome de Planetário “Almirante de Esquadra Luiz Leal Ferreira” em homenagem ao Almirante Luiz Leal Ferreira, que foi comandante do 4ºDistrito Naval entre 1980 e 1982, e grande incentivador do Ensino Profissional Marítimo ministrado no CIABA.
O Planetário possui avançada tecnologia de projeção de imagem realista em alta definição, tem sete metros de diâmetro e capacidade para 35 pessoas. O equipamento fará parte do rol de recursos instrucionais do Departamento de Simuladores do CIABA, além de ser o segundo da cidade de Belém. O empreendimento auxiliará os alunos do Curso de Náutica no aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, principalmente na disciplina “Navegação Astronômica”.
O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; e contou com a presença dos Ministros do Superior Tribunal Militar, Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel e Celso Luiz Nazareth; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa; do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho; e do antigo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho.
Os ex-alunos do CIABA e idealizadores do projeto, Capitão de Longo Curso José Menezes Filho e Prático Reginaldo Pantoja, também participaram da inauguração.

Descerramento da placa de inauguração do Planetário no CIABA