Marinha do Brasil realiza treinamento operativo, em Outeiro (PA)

Mergulhadores de Combate realizam rapel e embarcam no NDCC Almirante Saboia

A Marinha do Brasil realizou, durante Operação Ágata Norte, ocorrida na primeira quinzena de junho, treinamento operativo na Praia do Amor, em Outeiro, distrito de Belém (PA). A atividade teve caráter estritamente militar, com objetivo de demonstrar a interoperabilidade dos meios navais e aéreos do Comando do 4º Distrito Naval e da Esquadra Brasileira.

O treinamento se constituiu em duas fases. A primeira foi um exercício de infiltração por Destacamento de Abordagem do Grupamento de Mergulhadores de Combate, transportados por uma aeronave UH-15, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte. A infiltração foi realizada por meio da manobra chamada fast rope, em que é utilizado o rapel a partir da aeronave. A abordagem foi realizada no Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia, simulando um contato de interesse não cooperativo.

Em seguida, a segunda fase da demonstração se constituiu de um desembarque ribeirinho, em duas vagas, sendo a primeira contendo três Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf), lançados a partir do NDCC Almirante Saboia e a segunda, constituída por sete Embarcações de Transporte de Tropa, com um destacamento de Fuzileiros Navais do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, lançadas a partir do Navio Auxiliar Pará. O evento contou também com a participação do Navio-Patrulha Guanabara e duas Lanchas de Operações Ribeirinhas Blindadas, pertencentes ao Grupo de Embarcações Ribeirinhas do Norte, que realizaram a interdição e segurança da área do exercício.

Chegada dos CLAnfs na Praia do Amor, em Outeiro (PA)