
Turma do E-Q-IN3 (Imagem: Marinha do Brasil)
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) promoveu, de 16 a 23 de junho e de 24 a 27 de junho, respectivamente, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) e o Estágio de Qualificação para Inspetores Navais Nível 3 (E-Q-IN3), em Belém (PA).
O ETSP qualifica militares para condução de pequenas embarcações — até oito metros de comprimento — empregadas na navegação interior. O curso teve a duração de quarenta horas-aula. Foram qualificados 16 militares.
O estágio E-Q-IN3 teve o propósito de aprimorar a capacidade técnico-profissional de oficiais e praças para a condução de ações relacionadas à fiscalização do tráfego aquaviário, sobretudo a realização de atividades de Inspeção Naval, como Inspetor Naval Nível 3.
O curso teve a duração de 28 horas-aula, abordando os temas Teoria e Prática da Ação de Inspeção Naval, em observação ao previsto na Lei de Segurança de Tráfego Aquaviário e nas Normas da Autoridade Marítima. Foram formados 16 novos Inspetores Navais.