CIANB conclui o aperfeiçoamento de 117 oficiais intendentes

DISTINTIVO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE INTENDÊNCIA PARA OFICIAIS

 

 

       No dia 14 de maio, o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Intendência para Oficiais (CAIO) de 2020, o qual teve a duração de 16 semanas e contou com participação de 117 Oficiais Intendentes.

       Deste grupo de Oficiais, 45 Segundos-Tenentes estão agora aptos a exercer as atividades de Intendência, inerentes aos postos de Segundo e Primeiro-Tenente, nas mais diversas Organizações Militares (OM) da Marinha, às quais foram distribuídos para o efetivo início de suas carreiras profissionais nesta Força.

       Além daqueles, os demais 72 Oficiais concludentes do CAIO iniciaram, de imediato, o Curso de Aperfeiçoamento Avançado (C-ApA) com o objetivo de, ao final de 2020, obter nível avançado de capacitação em Logística de Material, Gestão da Informação, Administração/Auditoria e Orçamento/Finanças. Assim, pretende-se que estes Oficiais não sejam apenas bons gestores, mas que sejam plenamente capazes de adaptar-se a situações críticas e de contribuir com conhecimento técnico, criatividade e inovação para a eficiência e evolução contínua da Marinha do Brasil.

                                                           TURMA CAIO 2020 (foto realizada em 20JAN20

        

      É oportuno mencionar que a conclusão do CAIO e início do C-ApA, em meio às medidas de proteção e enfrentamento ao COVID-19, demandou rápida adaptação do CIANB ao ambiente externo, por meio do uso intenso do ambiente virtual e da adoção de técnicas de ensino próprias ao sistema de ensino remoto.

       Este processo de adaptação tem ido muito além de adoção de técnicas e conceitos de Educação a Distância (EaD) para viabilizar a condução dos cursos de carreira, exigindo flexibilidade do Corpo Docente, participação ativa do Corpo Discente, acompanhamento da efetividade do processo de aprendizagem por parte do Departamento de Ensino do CIANB e, ainda, a supervisão e suporte técnico da DAdM e da DEnsM.