Histórico

Almirante Áttila Monteiro Aché
O Almirante-de-Esquadra Áttila Monteiro Aché
      Nasceu a 11 de julho de 1888, na cidade do Rio de Janeiro. Oficial renomado, prestou mais de cinqüenta anos de efetivo serviço na Marinha, dos quais cerca de trinta embarcado, sendo mais de quinze em Submarinos.Assumiu o Comando da Flotilha de Submarinos em 22 de janeiro de 1941.Veio a exercer o mais longo Comando da história daquela tradicional Força Naval: até 31 de agosto de 1945. Naquele período, foi concretizado um antigo sonho dos Submarinistas, a construção da Base da Flotilha de Submarinos na Ilha de Mocanguê Grande.
Antigo Depósito de Carvão da Ilha do Mocanguê
Grande (1936).

     As origens do CIAMA remotam à antiga Escola de Submersíveis que, embora não fosse uma organização autônoma, iniciou suas atividades em 1915, ano em que foi formada a primeira turma de oficiais submarinistas.
      O CIAMA, como organização militar da estrutura organizacional da Marinha do Brasil, teve sua origem na Escola de Submarinos, formalmente criada em 23 de outubro de 1963 e extinta em 31 de julho de 1973, ano em que foi criado o Centro de Instrução e Adestramento de Submarinos e Mergulho (CIASM). Sua denominação foi alterada em 22 de maio de 1978 para Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché.
Inauguração
      O CIAMA tem o propósito de capacitar pessoal para o exercício de cargos e funções relacionadas com as atividades de submarinos, mergulho e operações especiais.