Pular para o conteúdo principal

CHN-6 realiza Comissão de Levantamento Hidrográfico “Cáceres/Rio Cuiabá 2025”

No período de 8 de fevereiro a 1º de abril, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Caravelas”, com o apoio da Lancha Balizadora de Águas Interiores (LBAI) “Lufada”, embarcações subordinadas ao Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), realizou a Comissão de Levantamento Hidrográfico “Cáceres/Rio Cuiabá 2025”. O trecho navegado compreendeu a região do Tramo Norte da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), entre Ladário-MS e Cáceres-MT, e, no Rio Cuiabá, entre sua foz e Porto Jofre-MT.

Durante a comissão, por meio das lanchas hidrográficas, o AvHoFlu “Caravelas” e a LBAI “Lufada” obtiveram dados de batimetria relativos a uma área de 44,9 km², que subsidiarão a atualização de nove cartas náuticas do Tramo Norte e quinze croquis de navegação do Rio Cuiabá. Em complemento, foi efetuado o nivelamento geométrico das estações fluviométricas que influenciam nos dados adquiridos, além da inspeção dos auxílios à navegação existentes na região, totalizando 297 balizas e faroletes.

Para o Comandante do AvHoFlu “Caravelas”, Capitão-Tenente Felipe Maciel Sarmento, “tal comissão é de grande importância para a confecção de cartas náuticas, especialmente devido às características que o Rio Paraguai apresenta em virtude do regime de cheias e secas, o que torna a navegação desafiadora”. Essas ações evidenciam a responsabilidade do CHN-6 na contribuição para a segurança da navegação nas águas da HPP, sob jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval.

 

 

 

 

Compartilhe: