Atracou em 21 de junho no Cais da Base Naval Tamengo, na Bolívia, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema”, em prol da Comissão Tamengo 2023, para realização do Levantamento Hidrográfico no trecho do Canal do Tamengo, no período de 21 a 30 junho. Na ocasião, os militares da Marinha do Brasil foram recebidos pelo Adido Naval do Brasil na Bolívia, Comandante do Quinto Distrito Naval em Santa Cruz, na Bolívia, Oficiais do Estado-Maior, Comandante da Base Naval do Tamengo e sua tripulação.
A Comissão Tamengo é fruto de um acordo firmado, no ano de 2013, entre a Marinha do Brasil e a Armada da Bolívia, que visa a obtenção de dados batimétricos para a atualização de documentos náuticos, no Canal do Tamengo e Lagoa Cáceres, assim como a manutenção de auxílios à navegação da região, sendo realizada a cada dois anos.
Para aquisição dos dados batimétricos serão empregadas duas Lanchas de Sondagem, as quais percorrerão a extensão de 10 km garantindo 4 km2 de área sondada. Além disso, serão adquiridos dados topogeodésicos de pontos notáveis à navegação, os quais subsidiarão elementos para atualização de 03 documentos náuticos da região. Ressalta-se, que em proveito da Campanha hidrográfica serão inspecionados 19 sinais de Auxílios à Navegação, sendo 9 deles dispostos ao longo do Canal do Tamengo.
Para o Diretor do CHN-6, Capitão de Fragata Felipe Tangari, “esta comissão contribui para o aumento da confiança mutua, intercâmbio de conhecimentos, estreitamento dos laços de amizade e cooperação entre as duas Marinhas, de modo a aumentar a interoperabilidade entres as Forças Navais”.

