A Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM), em funcionamento desde 2004, tem como objetivo principal a integração e o intercâmbio dos acervos de todas as bibliotecas existentes no âmbito da Marinha em uma única base de dados.
Ao utilizar o Sistema Pergamum como gerenciador de bibliotecas, proporciona consulta única com maior rapidez em pesquisas, padronização no processamento técnico e eficiência no atendimento aos usuários.
Atualmente é composta por 45 bibliotecas das Organizações Militares da Marinha que solicitaram sua participação de maneira espontânea.
Gerência e a Coordenação da Rede BIM é de competência da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), executadas pela Biblioteca da Marinha (BM), que é responsável por prestar assessoria e suporte por meio de treinamentos às OM participantes da Rede BIM. Além disso,realiza anualmente um encontro com os encarregados e auxiliares das bibliotecas integrantes com o objetivo de disseminar as boas práticas da Rede, divulgar as alterações das novas versões do sistema, assim como atualizações na área de Biblioteconomia e procedimentos e padrões a serem adotados pela Rede.
Vantagens oferecidas pela Rede BIM:
a) Otimização das atividades de aquisição, permuta e doação;
b) Redução dos custos ao utilizar um sistema único para manutenção do catálogo coletivo;
c) Catalogação compartilhada;
d) Empréstimo entre as bibliotecas da MB e bibliotecas parceiras;
e) Desenvolvimento conjunto das bibliotecas e fortalecimento das parcerias internas;
f) Disseminação de boas práticas da Biblioteconomia e incremento dos acervos e serviços prestados;
g) Capacitação contínua dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca;
h) Vantagens nas negociações com fornecedores comuns; e
i) Interação entre os membros da Rede.