No dia 17 de maio, como parte das comemorações alusivas ao 36º aniversário de Palmas-TO e aos 25 anos da Capitania Fluvial Araguaia Tocantins (CFAT), a Banda de Música do 3º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (3ºBtlProtDefNBQR) realizou uma apresentação especial no Shopping Capim Dourado. O evento destacou a importância da parceria entre o 3ºBtlProtDefNBQR e a CFAT, reforçando o papel das instituições navais na preservação da segurança da navegação e na valorização da cultura militar junto à sociedade tocantinense.
Já no dia 20 de maio, o 3ºBtlProtDefNBQR participou do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da capital tocantinense, realizado ao lado do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. Promovido pela Prefeitura de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o evento contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o prefeito Eduardo Siqueira Campos e o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, que realizaram a tradicional revista à tropa. Esse gesto simbolizou o reconhecimento e a valorização das instituições de defesa e segurança atuantes na região.
Com aproximadamente 2,4 mil participantes, o desfile reuniu 22 instituições civis e militares, entre elas um pelotão composto por 31 militares do 3ºBtlProtDefNBQR, a Capitania Fluvial Araguaia Tocantins, Polícia Militar do Tocantins, Polícia Federal, escolas estaduais e municipais, além da marcante participação da Banda de Música dos Fuzileiros Navais do 3ºBtlProtDefNBQR, que contribuiu para o brilho da celebração com uma apresentação cultural. Para o 3ºBtlProtDefNBQR, participar dessas homenagens reforça o compromisso das Forças Armadas com a segurança, a soberania e o fortalecimento dos laços com a comunidade local na área de jurisdição do 7º Distrito Naval.

