O concurso para o Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) está chegando. Este certame é voltado para homens e mulheres brasileiros com menos de 36 anos e que tenham a graduação completa. Se você ainda não sabe como ingressar por esta porta de entrada e como é o concurso, a hora é agora.
Veja as especialidades de 2019
Ainda sem o número de vagas confirmadas na totalidade, as profissões que terão oportunidades serão as seguintes: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Materiais, Mecatrônica, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Química e Engenharia Civil.
Quanto ganha um engenheiro na Marinha?
O engenheiro ingressa como Primeiro-Tenente recebendo rendimentos de cerca de R$ 11 mil, já contando com os adicionais. Esta remuneração aumenta conforme os Postos ocupados.
A carreira de engenheiros compreende os seguintes postos: Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante e Vice-Almirante.
Como é realizado o concurso?
O concurso é formado, basicamente, por três etapas: a Prova Escrita, os Eventos Complementares e o Curso de Formação.
A prova é elaborada por conhecimentos profissionais. São 20 questões objetivas na primeira parte e mais 10 discursivas na segunda etapa, além da redação e da tradução de texto em Inglês. Só realizará a segunda etapa quem for aprovado na primeira.
Após, há os Eventos Complementares que são constituídos por: Verificação de Dados Biográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física (TAF), Prova de Títulos (PT), Avaliação Psicológica (AP) e Verificação de Documentos (VD).
O Curso de Formação (CFO) tem duração de 25 semanas, sendo três semanas constituídas pelo Período de Adaptação. O CFO é realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Rio de Janeiro.
Qual foi a relação candidatos/vagas no concurso anterior?
Em 2018, foram abertas 64 vagas.
|
Profissão |
Vagas oferecidas |
Candidatos/vagas |
|
Arquitetura e Urbanismo |
2 |
392,00 |
|
Engenharia Cartográfica |
3 |
32,66 |
|
Engenharia Civil |
4 |
398,75 |
|
Engenharia de Materiais |
2 |
78,50 |
|
Engenharia de Produção |
4 |
175,25 |
|
Engenharia de Sistemas de Computação |
5 |
27,00 |
|
Engenharia de Telecomunicações |
3 |
33,66 |
|
Engenharia Elétrica |
10 |
97,20 |
|
Engenharia Eletrônica |
7 |
40,71 |
|
Engenharia Mecânica |
9 |
169,22 |
|
Engenharia Mecatrônica |
3 |
83,00 |
|
Engenharia Naval |
5 |
31,80 |
|
Engenharia Nuclear |
4 |
2,75 |
|
Engenharia Química |
3 |
175,33 |
Onde posso encontrar o material dos anos anteriores para estudar?
Os editais, provas e gabaritos anteriores podem ser encontrados no site do Ingresso na Marinha, clicando em “Provas e Gabaritos” no item de “Downloads”.
Em quanto tempo o candidato é chamado para o Curso de Formação?
Em 2018, o período de inscrição do CEM foi no início do ano. A lista de convocados foi divulgada no dia 12 de fevereiro de 2019, para a apresentação no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) no dia 18 do mesmo mês. Ou seja, a incorporação, de fato, é cerca de um ano depois da realização da inscrição.
Não tenho títulos, tenho chance de passar no concurso?
Mesmo o candidato não possuindo títulos (certificados de pós-graduação lato sensu, MBA, mestrado, doutorado, proficiência em língua estrangeira, entre outros), há chances de passar no concurso, pois esta etapa é apenas classificatória. Porém, depende do número de vagas, da concorrência, da nota obtida na prova objetiva, entre outros fatores.
Como é feita a inscrição?
A inscrição ainda está para ser aberta este ano. Quando abrir, o candidato deverá se inscrever no site do Ingresso na Marinha ou em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL) pessoalmente.
Quando será realizada a prova?
De acordo com a previsão já divulgada dos concursos de 2019, a primeira fase da prova do CEM acontecerá na 2ª quinzena de maio. A segunda etapa ocorrerá na 2° quinzena de julho.
Por: Camila Spínola (Estagiária de Jornalismo)
Supervisão: 1T Rafaela Tayão (RM2-T)