Page 8 - Nomar nº 943
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alertar os navegadores e a população
                 sobre os riscos de acidentes nos ma-
                 res, rios, represas, lagos e lagoas.
                   Assim,  a  Operação  “Verão”  busca
                 verificar o cumprimento dos procedi-
                 mentos  estabelecidos  para  a  salva-
                 guarda da vida humana, a preservação
                 do meio ambiente e a segurança da
                 navegação. É uma importante ferra-
                 menta  de  conscientização  das  comu-
                 nidades marítimas e ribeirinhas (como
                 exemplo: as colônias de pescadores,
                 Iates Clubes e Marinas), uma vez que
                 são realizadas palestras e visitas para
                 transmitir orientações sobre as Nor-
                 mas da Autoridade Marítima e incre-
                 mentar a mentalidade marítima.
                   Após o período da Operação “Ve-
                 rão”, as Inspeções Navais continuam
                 diuturnamente nessas Organizações
                 Militares que têm como missão prin-
                 cipal a Segurança do Tráfego Aquavi-  Parada Naval com Navios-Patrulha
                 ário.


                 Em 2019, o Brasil sofreu um inédito   fato imediatamente às autoridades,   feguem em áreas marítimas de nossa
                 crime ambiental, com o derramamento   apresentando  o  máximo  de  informa-  responsabilidade compartilhem suas
                 de óleo em sua costa. O litoral brasi-  ções possíveis, tornando-se o respon-  posições; propôs a alteração em con-
                 leiro permanece exposto a situações   sável por todas as ações de resposta.  venções internacionais, para estabele-
                 semelhantes?                        Levando em conta as dimensões   cer a obrigatoriedade de que os navios
                   O derramamento de óleo que ocor-  continentais do Brasil, com cerca de   venham a compartilhar informações
                 reu na costa brasileira, em 2019, pos-  8.000 km de faixa litorânea e uma área   sobre o acompanhamento do posicio-
                 sui características inéditas em nível   de aproximadamente 5,7 milhões de   namento dos mesmos, dentro da área
                 mundial, considerando-se: a extensão   km²  de  águas  de  jurisdição  nacional,   de Socorro e Salvamento (SAR) do
                 de litoral atingido – 3.600 km; a dura-  fica claro que o monitoramento efetivo   Estado Costeiro;  e reforçou a neces-
                 ção do aparecimento de manchas nas   dessa extensa área é de extrema com-  sidade de robustecimento do SisGA-
                 praias; a imprevisibilidade do surgi-  plexidade e relevância.      Az, empregando sensores ativos para
                 mento de novas manchas; as caracte-  Atualmente, a Marinha efetua o   monitoramento das áreas marítimas
                 rísticas de deriva do óleo – fato que   monitoramento das AJB, por meio da   de nossa responsabilidade e integrado
                 dificultou  sua identificação por meio   realização de ações rotineiras de ins-  ao conceito do sistema  e-Navigation,
                 de ações de vigilância; e a não identi-  peção e de patrulha naval, utilizando   que consolida em um único sistema as
                 ficação da fonte geradora da poluição.   para monitoramento dessa imensa   informações dos serviços portuários e
                 Tais fatores, aliados a informações   área o Sistema de Gerenciamento da   dos sistemas de segurança da navega-
                 como o tipo de óleo, de onde, quando   Amazônia Azul (SisGAAz), seus navios   ção dos navios, o que também contri-
                 e a quantidade lançada ao mar, são es-  e aeronaves, além do acompanhamen-  buirá para o monitoramento do tráfego
                 senciais para possibilitar a adoção de   to das informações do Sistema de In-  marítimo.
                 ações estruturadas de resposta a esse   formações do Tráfego Marítimo.  O litoral brasileiro, por suas dimen-
                 tipo de evento.                     Após o combate com sucesso às   sões continentais, permanece exposto
                   As convenções internacionais das   manchas de óleo no nosso litoral e os   a situações semelhantes às que en-
                 quais o Brasil é signatário, bem como   ensinamentos colhidos, a Marinha to-  frentamos em 2019. Entretanto, a Ma-
                 o Plano Nacional de Contingência para   mou as seguintes ações propositivas:   rinha prossegue com o firme propósito
                 Incidentes de Poluição por Óleo em   alterou as normas nacionais ligadas   de melhorar, continuamente, sua capa-
                 Águas sob Jurisdição Nacional (PNC),   ao tema, constantes na NORMAM-01/  cidade de vigilância, monitoramento e
                 preveem que, acontecendo vazamento   DPC e na NORMAM-08/DPC, obrigan-  resposta nas áreas marítimas de sua
                 de óleo, o agente poluidor notifique o   do  que os navios mercantes que  tra-  responsabilidade.

                                                                                       AR | J
                                                                                           ANEIRO-FEVEREIRO 20
                 8 8                                                                NOMAR | JANEIRO-FEVEREIRO 2021 | Nº 94321 | Nº 943
                                                                                    NOM
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