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dores, ação que repercute no Amazonas,
salvando vidas. Muito obrigada aos par-
ticipantes que apoiaram e contribuíram
para os pacientes com insuficiência res-
piratória em decorrência da Covid-19.
Eles estão tendo mais uma chance para
respirar, enquanto aguardam transferên-
cia ou leito em UTI”, destacou.
Fases do transporte do tanque de
oxigênio
A Marinha empregou meios e pessoal
em toda logística necessária para o trans-
porte rápido e seguro do material. A primei-
ra etapa foi executada pelo Navio-Patrulha
Oceânico (NPaOc) “Apa”; a segunda coor-
denada pelo Navio-Patrulha (NPa) “Pam-
peiro”, responsável por escoltar a balsa
que transportou o tanque de oxigênio em
vias fluviais até a cidade de Santarém (PA);
e a terceira e última fase foi realizada pelo
Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Roraima”,
subordinado ao Comando da Flotilha do
Amazonas, que acompanhou o restante do
percurso da embarcação até Manaus.
Em 19 de janeiro, o NPaOc “Apa” Cais do Porto em Santos durante primeiro transbordo do tanque
partiu de Santos (SP) rumo a Belém
(PA) transportando o tanque de 54 to-
neladas. A ação, que envolveu mais de
80 militares da tripulação, foi apoiada do tanque, para carregar e descarregar
pelo Comando do 4º Distrito Naval e foram necessárias empresas especiali-
pela Companhia Docas do Pará, que dis- zadas e o uso de dois guindastes para
ponibilizou cais e guindastes, além da atuar conjuntamente nas extremidades
empresa White Martins, fornecedora do para o içamento e arriamento da carga”,
oxigênio. Na atracação na capital para- detalhou.
ense, o tanque foi envasado com 90 mil Em Santos (SP), havia no cais uma
m³ de oxigênio líquido (que equivale a 9 estrutura já formada aguardando para
mil cilindros hospitalares), antes da che- fazer o transbordo do tanque, no entan-
gada a Manaus. to, foi necessário seguir algumas reco-
O Comandante do “Apa”, Capitão de mendações de segurança e obter uma
Fragata Luiz Ricardo, explicou que fo- autorização específica para realizar o
ram muitos os desafios de uma logística içamento da carga. “Fizemos alguns
como essa, dos quais, o maior deles foi ajustes na travessia para diminuir a
observar como o navio se comportaria distância, a exemplo dos motores para
com o tanque de toneladas no convés desempenharem maior velocidade por
em condições de mar adversa e se esse seis dias consecutivos. Temos certeza
peso afetaria o desempenho do navio de que cada segundo economizado re-
e comprometeria o tempo estimado presenta uma vida na família brasileira.
de chegada a Belém. “Ambos aspectos Por isso, nos dedicamos ao máximo.
foram superados devido às boas con- Fizemos isso com muito orgulho e sen-
dições meteorológicas que ajudaram o timento de dever cumprido”, destacou.
navio a desenvolver altas velocidades A balsa com o tanque abastecido
sem comprometer a segurança. Devido de oxigênio saiu de Belém, no dia 30 de
às características das dimensões e peso janeiro, escoltada pelo NPa “Pampeiro”
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