Serviço de Identificação da Marinha ganha a Medalha de Ouro no Prêmio Qualidade Rio 2015

 

No último mês de abril, o ex-Diretor do SIM, o CMG (CD) David Geremberg Junior, deu uma missão especial ao seu Encarregado do Programa Netuno, CC (RM1-T) Adelton, viabilizar a inscrição da OM ao Prêmio Qualidade-Rio - Ciclo 2015. Realizado há 19 anos, o Prêmio contempla médias e grandes organizações públicas e privadas que se destacam pela busca de excelência em gestão.

 

Documentos entregues no final de julho e, aprovados em novembro, uma comissão do PQRio fez uma visita de inspeção no SIM. Na segunda semana de dezembro, saiu o resultado.

 

Sendo necessário um mínimo de 416 pontos na avaliação para a conquista da premiação máxima, o SIM obteve 428,5 pontos e ganhou, desta forma, a Medalha Ouro e o Certificado Prêmio Qualidade Rio.

 

Foi a primeira vez na história da Marinha que uma Organização Militar foi agraciada com a mais alta premiação, dentre as cinco demais categorias existentes, logo na sua primeira participação.

 

A cerimônia de premiação aconteceu na manhã do dia 21 de dezembro de 2015, na imponente Sala Cecília Meirelles, no coração da Lapa, região central do Rio de Janeiro. “Em tempos de crise, investir em gestão é a mais inteligente das iniciativas, pois busca se fazer mais com menos”, ressaltou a Subsecretária de Estado de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, na abertura do evento.

 

O Comandante David recebeu a medalha de ouro e o certificado das mãos do CF(IM) Veloso, Vice-Diretor de Administração da Marinha. “A Marinha, por meio do Programa Netuno, vem implementando a melhoria da gestão de seus processos e melhorando a qualidade de seus serviços. A iniciativa privada acredita na lucratividade. O serviço público quer devolver ao cidadão o dinheiro público por meio de um serviço de melhor qualidade. Vale ressaltar ainda a importância da liderança e do trabalho em equipe para chegar a esses resultados”, disse o Comandante Veloso.

 

Por ano, o SIM emite cerca de 60 mil cédulas de identificação, e presta atendimento para militares da Marinha em todo o Brasil. Entre algumas das práticas de gestão destacadas no relatório e consideradas de excelência, estão o atendimento ao público em domicílio e o apoio para cadeirantes. “O mais interessante é que fomos avaliados por instituições de fora da Marinha. É muito gratificante receber um prêmio como esse a menos de dois meses para entrar para a reserva. Sensação de dever cumprido”, comemora o Comandante Davi.

 

O Almirante Tamandaré, patrono da Marinha, que serviu no prédio do SIM há 107 anos, certamente ficaria orgulhoso do prêmio.

 

Receberam a homenagem um total de 99 organizações. Destas, 15 OM da MB estavam entre as premiadas. A Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia também ficou com a Medalha de Ouro, assim como outras cinco organizações extra-MB.

 

O prêmio Qualidade Rio é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis), com apoio da Caixa, Firjan, Gerdau, MAN Latin America, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Inmetro, Sebrae-RJ, Fundação Nacional da Qualidade, União Brasileira para a Qualidade (UBQ-RJ), Furnas, ABNT/CB-25, UFF, UFRJ e Instituto Nacional de Desenvolvimento e Excelência.