Foi concluído com êxito o 6º e último voo de verão da Operação Antártica XLII, com pouso em Ushuaia (Argentina), em 20 de março, que coincidiu com o retorno ao Brasil dos navios da Antártica e de 48 pesquisadores que estiveram realizando pesquisas por 30 dias no continente gelado. Entre outubro de 2023 e março de 2024, foram transportados mais de 120 pesquisadores pelo KC-390 nos seis voos de verão coordenados pelo Programa Antártico Brasileiro.
Embarque em Pelotas-RS / Veículo Urbano de Carga (VUC) recém adquirido em sua primeira missão de apoio ao PROANTAR
O 6º voo de apoio realizou, também, o regresso da equipe de desmonte dos Módulos Antárticos Emergenciais, que permaneceu por quatro meses realizando o recorte das placas do antigo heliponto e retirando contêineres com itens inservíveis remanescentes da reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Esta retirada de materiais da Antártica se alinha aos princípios de se manter o ambiente antártico livre de elementos exógenos, como previsto no Tratado da Antártica e no Protocolo de Madri.
A partir de maio, aeronaves da Força Aérea Brasileira realizarão quatro voos de inverno com lançamento de gêneros, sobressalentes e materiais pessoais na EACF. Os voos de inverno são planejados de modo a atender as necessidades de apoio logístico da Estação devido à impossibilidade de acesso dos navios polares durante esse período do ano, em face do congelamento das águas circundantes ao continente antártico.
Pesquisadores e militares que foram transportados pelo 6º voo de apoio no aeroporto de Ushuaia-Argentiana