Treinamento Pré-Antártico 2023

PROANTAR

Durante o período de 6 a 13 de agosto, no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro, foi realizado o Treinamento Pré-Antártico (TPA) como parte da segunda fase do processo seletivo para compor o Grupo-Base (GB), que é formado por militares da Marinha do Brasil, que permanecem durante um ano, operando a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), garantindo o apoio às atividades científicas realizadas pelos pesquisadores na região da Baía do Almirantado.

Participaram desse treinamento 71 pesquisadores de 23 diferentes projetos de pesquisa, e cerca de cinquenta militares candidatos ao GB, além da equipe de coordenação, composta, dentre outros, por psicólogos do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha e educadores físicos do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes.

O treinamento tem como objetivo proporcionar os conhecimentos básicos necessários ao exercício de atividades no ambiente antártico, avaliar a adaptabilidade e capacidade física dos participantes, além de dar prosseguimento ao processo seletivo dos marinheiros que vão garantir a operação e manutenção da Casa do Brasil na Antártica.

Durante oito dias foram realizadas palestras sobre temas antárticos, ministradas por representantes do MRE, MCTI, MMA e CNPq, dentre outras instituições vinculadas ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

As atividades práticas envolveram voos em aeronave UH-17; utilização e manobras com bote inflável; montagem/desmontagem e vivência em acampamento; e exercícios de educação física ao ar livre.

Dando prosseguimento ao processo seletivo do GB, foram conduzidos exercícios e vivências em estrutura que simula as instalações da EACF, quando puderam ser analisados, dentre outras características e aptidões, o conhecimento técnico dos candidatos e a sua capacidade de tomada de decisão em situações extremas.

A edição 2023 do TPA qualificou pesquisadores e militares para atuarem no continente gelado, além de contribuir para a integração de todos os participantes.