Reabastecimento da EACF pelo 7º Voo de Apoio da FAB

PROANTAR

 

No dia 13 de maio, foi realizado o lançamento de sete cargas do tipo CDS (Container Delivery System), por uma das aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1/º GT) - Esquadrão Gordo, totalizando aproximadamente 1.300kg de víveres e materiais essenciais para reabastecer a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em cumprimento ao primeiro voo de inverno da Operação Antártica XL.

 

A preparação do material a ser lançado teve início com o recebimento e acondicionamento dos itens nas Estações de Apoio Antártico do Rio de Janeiro e de Rio Grande, seguido de desinfecção para evitar disseminação de SARS-CoV-2. Em seguida os volumes foram organizados em paletes, com peso máximo de 200 quilos cada, compondo assim os fardos para lançamento.

 

 

Já na Baía do Almirantado, o Grupo-Base Antarcticus realizou os preparativos no local de recebimento da carga, chamado de “Zona de Lançamento”. Quadriciclos e outras viaturas apoiaram o recolhimento do material em terra, e, por segurança, uma equipe de bote foi colocada a postos. Com a aproximação da aeronave, sinalizadores foram ativados para indicar a posição ideal onde devem ser lançadas as cargas paletizadas.

Com o regresso dos Navios Polares para o Brasil, em março, e o início do inverno antártico, no período de abril a outubro, as aeronaves da FAB realizam o abastecimento complementar da EACF através do lançamento de materiais diversos por paraquedas. Nesta oportunidade, foram enviados sobressalentes emergenciais, medicamentos, correspondências, pequenos equipamentos e gêneros frescos tais como frutas, verduras e ovos aos militares do Grupo-Base (GB), que permanecem durante todo o ano na Antártica.