Projeto CARBMET na OPERANTAR XLI

PROANTAR

O projeto CARBMET, que visa contribuir para a elucidação das múltiplas faces do carbono orgânico e de elementos metálicos no ambiente antártico frente às mudanças climáticas globais, a interferência antrópica, as conexões com fatores ambientais, realizou, nesta 41ª Operação Antártica (OPERANTAR XLI), coletas de água e sedimentos em todas as enseadas da Baía do Almirantado. Com o apoio do Grupo-Base Orca, foram amostrados 16 diferentes pontos, com profundidade média de 30 metros. As análises iniciais de compostos orgânicos, inorgânicos e nutrientes foram conduzidas nos laboratórios da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), e irão permitir avaliações sobre as mudanças ambientais na região.

O estudo dos sedimentos permite avaliar sua distribuição espacial e caracterizar as fontes de diversos parâmetros incluindo metais, contaminantes orgânicos, marcadores de origem da matéria orgânica, indicadores químicos de aporte de esgoto, entre outros. Além disso, as análises dos sedimentos, juntamente com as da atmosfera e da coluna d'água, serão utilizadas para avaliar a transferência dos parâmetros entre os diferentes compartimentos ambientais da Baía do Almirantado.

Sob orientação do montanhista da EACF, o projeto também instalou um amostrador passivo no alto do Morro da Cruz (250 metros acima do nível do mar, a oeste da EACF), que ficará 20 dias capturando diversos compostos orgânicos da atmosfera, incluindo os compostos que estão presentes naturalmente no ambiente e os que são produzidos pelo homem. Essa análise na atmosfera é essencial para cumprir um dos objetivos do projeto, que é avaliar a transferência dos compostos orgânicos entre os compartimentos água, ar e sedimentos.

Coordenado pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal da Bahia, o CARBMET conta com a participação de pesquisadores de diversas outras instituições.

Acompanhe no Instagram @carbmet as atividades do projeto na Antártica.

Foto: instalação de amostrador passivo no Morro da Cruz