EACF celebra o “Midwinter Day” com visitante ilustre

PROANTAR

O Midwinter Day, é uma celebração realizada em toda a Antártica para comemorar o solstício de inverno no hemisfério sul, que em 2022 ocorreu às 06h14 do dia 21 de junho, sendo considerado um marco para todos aqueles que passam o inverno no Continente Branco, pois é o dia do ano com maior período de noite no Hemisfério Sul, e a partir do qual a luz do sol começa, gradativamente, a iluminar cada vez mais as terras austrais.

O início da celebração do Midwinter é mais frequentemente creditado a Robert Falcon Scott e à tripulação da Expedição Discovery (1901-1904), que comemoraram o "festival do meio do inverno". As expedições seguintes, realizadas durante a chamada Era Heroica da Exploração Antártica, deram continuidade a este costume. Membros da Expedição Nimrod, Expedição Terra Nova, Expedição Antártica Australásica e Expedição Transantártica Imperial celebraram a ocasião com festas, decorações e apresentações.

Hoje em dia, é uma tradição entre as estações antárticas a troca de mensagens e cumprimentos, e algumas delas promovem celebrações típicas - como jantares, uso de fantasias e jogos.

Este ano, justamente no solstício de inverno, tivemos a surpresa da presença de um grande iciberg em frente à casa do Brasil na Antártica.