PROANTAR
A Antártica é o continente mais inóspito e isolado do planeta, de indubitável relevância ambiental e científica para todo o globo. Por tal motivo, alguns países mantém estações habitadas no continente gelado ao longo do ano, inclusive durante o inverno.
O Midwinter Day, uma das datas mais significativas celebradas na Antártica, alude ao período de isolamento das estações, que se estende de março, com a partida dos navios da região, até o seu retorno em outubro. Ocorre em 21 de junho, marcando o solstício de inverno no hemisfério sul. Trata-se de um fenômeno astronômico, quando o polo sul recebe menor incidência dos raios solares e, consequentemente, resulta no dia com a menor duração, restrita a apenas algumas horas, e a noite mais comprida.
Há registros de comemorações do Midwinter na Antártica desde 1898. As celebrações variam de estação para estação e podem incluir torneios de jogos, banquetes especiais, trocas de presentes, danças e exibições de filmes, predominantemente com temáticas antárticas. Nessa ocasião, as estações de diferentes países trocam felicitações e cumprimentos.
Na Estação Antártica Comandante Ferraz, o Grupo-Base Orca, composto por 17 marinheiros, comemorou com alegria o Midwinter Day, compartilhando o almoço em mesa especialmente decorada, seguido de partidas de pingue-pongue, aliado (jogo tradicional da Marinha do Brasil) e um animado karaokê.
O inverno antártico, onde são rigorosas as condições climáticas, é um período de extrema reclusão para aqueles que permanecem no continente meridional - daí a relevância dessas ações que promovem a confraternização nas instalações mais austrais habitadas pelo homem.