PROANTAR
Como parte das ações de preparação para a 42ª Operação Antártica (OPERANTAR XLII 2023-2024), os militares do Grupo-Base (GB) Austral receberam, no dia 21 de setembro, a visita do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) nas dependências da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (ESANTAR-Rio).
As atividades contaram com a participação dos pais, cônjuges e filhos dos militares designados para a operação e manutenção da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) no período de outubro de 2023 a novembro de 2024, e teve como objetivo apresentar o apoio psicossocial e jurídico disponível às famílias no caso de possíveis intercorrências no período de afastamento e término da missão.
Dentre os temas abordados, destacaram-se o conceito de ambiente ICE (Isolado, Confinado e Extremo), estressores interpessoais, ambientais e ocupacionais no continente gelado, planejamento financeiro, uso de drogas e prevenção ao suicídio. Na ocasião, também foram indicadas as organizações militares que podem prestar apoio em situações de adoecimento de familiares e falecimento de entes queridos.
Os militares do GB Austral e seus familiares puderam, ainda, sanar diversas dúvidas sobre o Programa de Atendimento em Missões (PAEM) desenvolvido pelo SASM.
Grupo-Base Austral reunido com os familiares em evento do PAEM