PROANTAR
No período de 31 de dezembro de 2022 a 20 de janeiro de 2023, durante a 2ª etapa da OPERANTAR XLI, em cooperação com o Instituto Oceanográfico e Antártico da Armada do Equador, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) realizou intercâmbio entre pesquisadores dos dois países e prestou apoio logístico à Estação Científica Pedro Vicente Maldonado (PEVIMA), localizada na ilha Greenwich, na Antártica.
Dois pesquisadores equatorianos embarcaram no Navio Polar “Almirante Maximiano” (H-41), em 31 de dezembro de 2022, com destino à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), para desenvolverem atividades de pesquisas voltadas ao estudo do permafrost (solo congelado). Em contrapartida, dois pesquisadores brasileiros do Projeto TERRANTAR (Universidade Federal de Viçosa), permaneceram em PEVIMA até o dia 14 de janeiro de 2023 para realização de estudos e coleta de amostras de solo daquela região.
Durante todo o período, houve intensa interação e interoperabilidade entre os dois programas antárticos nacionais, por meio da utilização de botes infláveis para transporte de carga e translado de pessoal; utilização de equipamentos e veículos de manobra de carga; visitas realizadas por integrantes da estação de PEVIMA no H-41 e na EACF; e visita de tripulantes do H-41 às instalações de PEVIMA.
Em apoio logístico, foram transportadas de Punta Arenas-Chile até a estação equatoriana, 10 toneladas de carga, constituída de grande quantidade de material de construção para as obras de expansão e modernização da estação PEVIMA, equipamentos e gêneros alimentícios. O PROANTAR também facilitou o translado de cinco militares Armada do Equador para a Antártica, em dezembro de 2022, e o retorno de outros dez para Punta Arenas, em janeiro de 2023.