PROANTAR
No dia 8 de janeiro de 2023, a Marinha do Brasil, por meio do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), realizou apoio logístico à Estação Antártica búlgara St. Climent Ohridski, localizada na Ilha Livingston, no Arquipélago Shetlands do Sul.
Tendo por objetivo o estreitamento dos laços entre os dois países, o apoio logístico prestado pelo PROANTAR ao Instituto Antártico Búlgaro foi realizado desde a cidade de Punta Arenas, no Chile, quando no dia 1º de janeiro de 2023 ocorreu o embarque, no NApOc “Ary Rongel”, de quatro membros búlgaros do Instituto, pesquisadores e pessoal de apoio, bem como 350 kg de material de pesquisa e gêneros alimentícios.
Capitão de Fragata Márcio Morais e Capitão-Tenente (T) Centurión, na Estação Antártica búlgara “St Kliment Ohridski”
Estabelecida em 1988, a Estação Antártica búlgara St. Climent Ohridski está localizada aos 62°38′29″S e 60°21′53″W e faz referência à Universidade de Sofia, capital do país dos bálcans.
A estação é utilizada para pesquisa búlgara e de outras nações nas áreas de geologia, biologia, glaciologia, topografia e de informações geográficas. Os oficiais foram recepcionados pelo Chefe da Estação e, durante a visita, foram apresentadas as instalações atuais e o primeiro módulo – hoje um museu – utilizado pelos membros pioneiros do Instituto na região.
Por fim, foi içada a bandeira brasileira no mastro da Estação St. Climent Ohridski, materializando a cooperação entre os países no Continente Gelado.
Bandeira Nacional na Estação “St Kliment Ohridski”