PROANTAR
Atividades do Grupo-Base nos centros educacionais
O Grupo-Base (GB) da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), composto por 17 militares da Marinha do Brasil, participa de diferentes atividades educacionais com alunos de escolas públicas e privadas de diversas regiões do país. As iniciativas incluem troca de correspondências e também a realização de lives, quando as crianças e adolescentes podem conhecer virtualmente as instalações e fazer perguntas diretamente à equipe responsável por operar e manter os sistemas e equipamentos da Casa do Brasil na Antártica. Sob orientação de professores e pedagogos, os encontros são precedidos de aulas sobre a Antártica e o Tratado, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), as atividades logísticas e os projetos de pesquisa.
Acompanhe as iniciativas mais recentes:
Em 17 de agosto, os alunos do 7º ano do Colégio Unilavras (Lavras/MG) puderam conhecer as instalações da Estação, e também um pouco da história do Brasil na Antártica, com a participação do virtual do GB Orca durante a feira de conhecimento do colégio, quando os alunos apresentaram um trabalho tendo como destaque a Marinha do Brasil e o PROANTAR, explorando novas fronteiras do conhecimento.
Colégio Unilavras (Lavras/MG)
No dia 13 de setembro, os alunos do 7º ano do Instituto Presbiteriano Gammon (Lavras-MG) também fizeram uma visita virtual à EACF e puderam conhecer com mais detalhes as ações operacionais e logísticas desenvolvidas pela Marinha do Brasil, bem como as atividades científicas conduzidas pelas universidades brasileiras na Antártica. O evento foi parte dos trabalhos escolares desenvolvidos em comemoração à Semana da Pátria.
Instituto Presbiteriano Gammon (Lavras-MG)
A Escola Divonete Cavalcante (Taquarana/Alagoas) permitiu a um filho da terra, SO-MG ROCHA, mergulhador do GB Orca, apresentar a conhecidos e familiares as suas atribuições na Antártica. No dia 14 de setembro, com a presença da Secretária Municipal de Educação, a mãe e a irmã do SO-MG ROCHA, os alunos das turmas do 5° ano e seus respectivos professores, presentes no auditório da Escola, puderam conhecer e fazer diversas perguntas sobre o PROANTAR, a EACF e suas características.
Escola Divonete Cavalcante (Taquarana/Alagoas)
As atividades educacionais, juntamente com outras estratégias de divulgação do PROANTAR, fazem parte da proposta de fomento da mentalidade antártica, prevista na Política Nacional para Assuntos Antárticos (POLANTAR), revisada em 2022.