PROANTAR
No dia 6 de fevereiro foi comemorado o 39º aniversário da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A cerimônia contou com a presença de representantes do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, Navio Polar “Maximiano”, Base Chilena Presidente Eduardo Frei Montalva, Estação Antártica Polonesa Henryk Arctowski e pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Como ocorreu em sua inauguração, em 1984, foi realizada também uma cerimônia religiosa na elevação a sudoeste da estação, onde se encontra uma cruz de mármore preto em homenagem a Nossa Senhora.
As instalações iniciais da EACF, com oito módulos fabricados no Brasil, acomodavam doze pessoas, em compartimentos que agregavam várias funcionalidades simultaneamente ocupando uma área de 100m².
Em seguida, a EACF foi ampliada para permitir a sua operação durante todo o inverno, e com o tempo foi incorporando tecnologias e evoluções em suas instalações que chegaram a 2.500m².
Após a reconstrução a nova estação inaugurada em 2020, com design moderno premiado, passou a ocupar um complexo de 4.500m², com catorze laboratórios internos e três na área externa, equipados no estado da arte, para realizar pesquisas relevantes e substanciais, compatíveis com o atual desenvolvimento da pesquisa brasileira. A EACF conta ainda com acomodações seguras e confortáveis para 64 pessoas, com um sistema de geração de energia, que inclui inovações ambientais como fontes renováveis eólica e fotovoltaica e reuso das águas servidas.
A “Casa do Brasil na Antártica”, onde o pavilhão nacional nunca deixou de tremular, concretizou as aspirações marinheiras de garantir a presença brasileira permanentemente naquela região, bem como assegurou que o Brasil integrasse o seleto grupo de nações que influirá nas decisões sobre o futuro da Antártica e de suas águas circundantes.