Pesquisadores do PROTRINDADE lançam documentário sobre a geologia da Ilha da Trindade

PSRM

Pesquisadores de Petrologia e Estratigrafia de Rochas Vulcânicas da UFRGS lançam o projeto “Paralelo 20°”.

Pesquisadores de Petrologia e Estratigrafia de Rochas Vulcânicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançam o projeto “Paralelo 20°” - um documentário sobre a geologia da Ilha da Trindade.

O projeto, coordenado pelo prof. Dr. Evandro Fernandes de Lima e realizado pelos pesquisadores Fernando Rodrigues da Luz e Natália Gauer Pasqualon, tem como objetivo a produção de documentários sobre a Ilha da Trindade e sua geologia, divulgando a produção científica do Brasil não só para a comunidade acadêmica, mas para o público em geral.

Com uma linguagem acessível e belíssimas imagens, os pesquisadores do PROTRINDADE, Fernando e Natália, apresentam, em quatro vídeos, o cotidiano das pesquisas durante as expedições, desde o suspender do navio até a chegada à Trindade, explicam sobre o registro e a evolução geológica da Ilha, além de informarem a cerca da importância das ilhas oceânicas brasileiras, a nossa territorialidade e a cooperação entre os agentes do Estado para a concretização desse relevante programa de pesquisa.

O documentário contou com o apoio da Marinha do Brasil, através da SECIRM/PROTRINDADE, que ofereceu suporte para o desenvolvimento da pesquisa científica ao longo dos cinco anos do Projeto “Arquitetura de Fácies e Padrões Petrofísicos das rochas vulcânicas da Ilha da Trindade”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da UFRGS.

Os quatro episódios foram organizados de acordo com a sucessão no tempo das unidades geológicas que formam a Ilha da Trindade:

1° Abertura / PROTRINDADE

2° Unidades Complexo Trindade e Sequência Desejado

3° Unidades Morro Vermelho e Valado

4° Unidade Vulcão do Paredão

www.youtube.com/channel/UC-vAHqVIE2A_hsmfG2a4kpQ?view_as=subscriber