24º Aniversário do PROMAR

Comemoramos no dia 13 de Agosto, o aniversário da “Promoção da Mentalidade Marítima”, ação coordenada pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), desde 1997, quando foi criado o “Programa de Mentalidade Marítima”, com o objetivo de despertar o senso de importância dos oceanos nos âmbitos econômico, científico, ambiental e soberano na sociedade brasileira.

No ano de 2020, foi aprovado o X Plano Setorial para os Recursos do Mar - PSRM, que trouxe uma nova denominação para o antigo programa. Nesse novo cenário, ocorreu a 1ª Sessão do Comitê Executivo Promoção da Mentalidade Marítima (PROMAR), no dia 30 de julho do corrente ano, presidida pelo Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), Contra-Almirante Rocha Martins, contando com a participação dos ministérios membros do comitê.

Ao completar 24 anos de história, o PROMAR, mostrando o caráter multidisciplinar do PSRM, com a cooperação do Planejamento Espacial Marinho (PEM), alcançou o êxito inédito da inclusão do conceito Amazônia Azul, nas grades curriculares e livros didáticos do MEC (Ministério da Educação) e nos mapas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, o PPG-Mar (Programa de Graduação e Pós-Graduação em Ciências do Mar) dedica especial atenção na capacitação de professores em Cultura Oceânica, contribuindo para ampliação da mentalidade marítima em nosso País.