Prof. Jefferson Simões reeleito para Vice-Presidência do SCAR

PROANTAR

O Professor Jefferson Cardia Simões foi reeleito, na manhã de hoje, 25 de março, Vice-Presidente do Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica (SCAR). O próximo mandato no cargo, cuja função ocupa desde 2016, se estenderá até 2024.

O Prof. Jefferson Simões é geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição onde se graduou e se especializou em geologia marinha, seguido do doutorado em glaciologia na Universidade de Cambridge. Foi o criador do Centro Polar e Climático e, no verão de 2011/2012, liderou a expedição que instalou o primeiro módulo científico brasileiro no interior do continente antártico, o Criosfera 1, situado 2.500 km ao Sul da Estação Antártica Comandante Ferraz. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, exerce, também, os cargos de Vice-Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS e de Coordenador-Geral do INCT da Criosfera, um dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Delegado nacional no SCAR desde 1996, o Prof. Jefferson Simões participou ativamente da elaboração do Plano de Ação: Ciência Antártica para o Brasil para o período 2013-2022, aprovado pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação em 2012.

O SCAR é um órgão interdisciplinar do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU), responsável por iniciar, desenvolver e coordenar a investigação científica internacional de alta qualidade na região Antártica, incluindo o Oceano Antártico. Atualmente, 32 países têm direito a voto nas decisões tanto científicas como para os cargos do Comitê Executivo, composto pelo presidente e por mais quatro vice-presidentes.

Foto: Divulgação