Projeto arquitetônico da EACF recebe prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte

PROANTAR

A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou, no dia 18 de janeiro, a lista com os vencedores de sua tradicional premiação anual, sendo laureada, na categoria melhor obra de arquitetura, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), do escritório curitibano Estúdio 41.

O projeto da nova casa brasileira na Antártica foi escolhido por um concurso internacional de arquitetura, promovido pela Marinha do Brasil e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Devido ao seu design moderno e inovador, além da distinção pela APCA, foi também um dos vencedores da 7ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, em novembro do ano passado.

Inaugurada em janeiro de 2020, a nova instalação ocupa cerca de 4.500 m², dispõe de 17 modernos laboratórios, sendo 3 na área externa à Estação, e foi erguida utilizando unidades construtivas modulares, com estruturas principais em aço de alta resistência contra a corrosão e o clima extremo. Para maiores detalhes da EACF, acesse https://www.marinha.mil.br/secirm/proantar/nova-estacao.

Fotos: Grupo-Base Polaris (JAN/2021)