Pesquisadora do PROANTAR agraciada na 16ª edição do programa “Para Mulheres na Ciência”

PROANTAR

Realizado pela L’Oréal, UNESCO-Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o programa “Para Mulheres na Ciência” tem por objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na ciência, favorecendo a igualdade de gênero.

A oceanógrafa Dra. Ana Cecília Rizzatti Albergaria Barbosa, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), foi premiada na categoria Ciências Químicas. A pesquisadora investiga a presença de poluentes na Antártica e já participou de diversas expedições ao Continente Branco para coletar amostras de sedimentos e materiais suspensos nas águas.

Ana Cecília Barbosa, pesquisadora do PROANTAR. Foto: Instagram @loreal_brasil

A condecoração, fruto do profissionalismo e dedicação pessoal aos estudos dos contaminantes orgânicos na região austral, é também uma excelente oportunidade para destacar o trabalho que as mulheres realizam em diferentes áreas da investigação científica e, em particular, em ambientes tão desafiadores quanto a Antártica.

Todo ano, na edição brasileira, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática são contempladas. O programa, que teve início em 2005, já reconheceu e incentivou 103 cientistas brasileiras, e distribuiu mais de R$ 4,3 milhões em bolsa-auxílio.

Vencedoras do prêmio Para Mulheres na Ciência 2021. Foto: Divulgação