NPo Almirante Maximiano realiza exercício de Postos de Abandono

PROANTAR

No dia 08 de novembro, o NPo Almirante Maximiano realizou exercício de Postos de Abandono contando com a participação dos pesquisadores e pessoal de apoio logístico embarcados. A atividade tem como principal objetivo apresentar equipamentos de segurança, incluindo as balsas salva-vidas e demais dispositivos, indicando onde estão armazenados e demonstrando o seu uso.

 

Para tanto, uma simulação foi conduzida, o mais próximo da realidade possível, um exercício de grave avaria, convocando a tripulação aos “postos de reunir geral” por meio do alarme de emergência, seguida de uma verificação de que os tripulantes reconhecem os alarmes e estão aptos para os procedimentos em caso de abandono do navio e as instruções detalhadas no rol de chamada.

Nesta oportunidade, foram experimentadas as roupas de imersão e os coletes salva-vidas; foi ressaltada a importância de presteza no atendimento do chamado de reunir, em função da necessidade de rapidez de resposta para salvar vidas em situações de emergência; foram apresentadas as responsabilidades individuais e as de cada equipe, bem como os cuidados e as distintas atitudes e ações em caso de uma situação real de abandono do navio.

O exercício é executado periodicamente, por se tratar de um aspecto importante para garantir o preparo adequado e a segurança de toda a tripulação, especialmente para aqueles que não estão acostumados com a vida a bordo.