Visita do Secretário à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

O Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Antonio Cesar da Rocha Martins, visitou, no dia 21 de setembro, as instalações do Campus sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A SECIRM e a Fundação possuem, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma parceria colaborativa para o enfrentamento à COVID-19 no transcurso da Operação Antártica (OPERANTAR) XL, que terá início no dia 6 de outubro.

Na oportunidade, o Almirante foi recebido pelos Srs. Marco Krieger, Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, e Sr. Maurício Zuma, Diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), os quais realizaram a entrega dos materiais abaixo listados, que permitirão a testagem e o acompanhamento das tripulações e pesquisadores que participarão da OPERANTAR:

  • 3.000 unidades de testes de diagnóstico por antígenos;
  • 2.700 unidades de Swab Hate Plártica Rayon; e
  • 900 unidades de Meio de Transporte Viral estéril.

Além da doação dos materiais, a parceria prevê a realização da testagem em PCR Tempo Real (RT PCR) de todos os participantes da OPERANTAR XL, garantindo a segurança daqueles que seguirão para a Antártica na temporada de verão 2021/2022.

CAlte Rocha Martins e o CMG Marcelo Gomes sendo recepcionados pelos Srs. Marco Krieger e Maurício Zuma

 

Entrega dos kits para o enfrentamento à COVID-19

 

Dentre as instalações visitadas pelo Almirante na Fiocruz, destacam-se: o Centro Henrique Penna (CHP), no Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), onde a vacina contra Covid-19 é fabricada; a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (Unadig), onde são feitas as análises de testes; e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo.

Visita às instalações da Fiocruz

 

No novo auditório de Bio-Manguinhos, o Almirante assistiu a uma apresentação sobre a Fiocruz e sobre o projeto de pesquisa “FioAntar”, que desenvolve atividades científicas no âmbito do PROANTAR.

Apresentação no auditório Bio-Manguinhos