NApOc “Ary Rongel” realiza Levantamento Hidrográfico na Antártica

PROANTAR

O Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” iniciou Levantamento Hidrográfico no Estreito de Bransfield, localizado a 25 milhas náuticas ao Sul da Estação Antártica Comandante Ferraz. As atividades ocorreram nos dias 17 a 19 de novembro, bem como 25 e 26 de novembro, dando sequência as atividades programadas pela 40ª Operação Antártida (OPERANTAR XL).

Os Levantamentos Hidrográficos realizados pela Marinha do Brasil constituem um trabalho técnico de alta complexidade e geração subsídios para atualização de documentos cartográficos. Contribuem, também, para o estabelecimento de uma rota segura para as embarcações, uma vez que alterações na batimetria na região do Continente Antártico ocorrem frequentemente.

Militar da Tripulação operando o ecobatímetro fazendo sondagem monofeixe.

O Brasil ocupa a posição de membro da Comissão Hidrográfica da Antártica, na Organização Hidrográfica Internacional (OHI) que objetiva organizar e estimular o desenvolvimento de normas internacionais para dados, informações, produtos e serviços hidrográficos.

O Levantamento busca atender compromissos internacionais assumidos pelo país, o que permite um maior conhecimento do fundo marinho nas áreas gélidas, contribuindo para uma navegação segura e precisa.