Antártica em Minas Gerais

PROANTAR

A iniciativa contempla projetos de excelência desenvolvidos pela Universidade que integram o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Nos dias 27 a 29 de abril será realizado o evento Antártica em Minas Gerais: Avanços científicos nas áreas de Medicina/Fisiologia, Microbiologia e Arqueologia do Polo Sul e sua importância para o Brasil. A iniciativa envolve os seguintes projetos coordenados pela UFMG no âmbito do PROANTAR:

- Mycoantar, que investiga os fungos antárticos para estudos de sistemática, dispersão e conexões com a América do Sul e bioprospecção de substâncias para uso na medicina, indústria e agricultura.

- Mediantar, desenvolvendo estudos nas áreas de medicina, fisiologia e antropologia, investiga os aspectos relacionados à gestão da saúde humana na Antártica.

- LEACH - Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas, cujo objetivo é conhecer, a partir da arqueologia, as primeiras estratégias humanas de ocupação do território Antártico e, a partir de estudos antropológicos, as relações humanas estabelecidas com a região ao longo do tempo.

Com o objetivo de debater sobre os resultados produzidos pelos projetos de excelência desenvolvidos na Antártica, a programação conta com atividades pela manhã e à tarde, que incluem palestras com professores e pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Austrália. As atividades matutinas, chamadas de Mesa Educação, são destinadas ao público geral, como forma de inserir as pesquisas nas comunidades, principalmente escolas. As atividades vespertinas, chamadas de Mesa Pesquisa, são direcionadas à comunidade acadêmica e científica.

O evento, gratuito, concede emissão de certificado mediante inscrição através deste formulário. A transmissão acontece ao vivo no canal Antártica MG no Youtube.

Confira a programação completa nas redes sociais do AntarticaMG.