Comemorações dos 30 anos do Protocolo de Madri

PROANTAR

No dia 4 de outubro foi realizada a conferência internacional “Antártica: Presente e Futuro". O evento foi organizado pelo Governo da Espanha para celebrar os 30 anos de assinatura do Protocolo ao Tratado da Antártica sobre Proteção ao Meio Ambiente, mais conhecido como Protocolo de Madri.

A conferência contou com a participação de diversas autoridades, cientistas e especialistas, que se reuniram em “mesas redondas” para debater questões científicas, institucionais e sociais relacionadas a Antártica. O Brasil foi representado pelo Secretário do Ministro do Meio Ambiente, Sr. André Germanos, que fez pronunciamento destacando o comprometimento ambiental do Programa Antártico Brasileironas atividades desenvolvidas na região, em especial nas fases de construção da nova Estação Antártica Comandante Ferraz.

O Protocolo de Madri entrou em vigor em 1998 e, até o momento, 42 países aderiram ao documento, que tem como principal objetivo garantir a proteção do meio ambiente antártico e seus ecossistemas dependentes e associados. O instrumento designa a Antártica como uma “reserva natural dedicada à paz e à ciência”, e estabelece os princípios básicos aplicáveis às atividades humanas naquela região.

A transmissão do evento pode ser assistida abaixo: