Ministrante: Prof. Alexander Turra (IOUSP)
Equipe de apoio: Dra. Márcia Denadai, MSc. Elisa van Slyus Menck e Biol. Lucas Barbosa
Duração: 40 horas (considerando videoaulas, leituras e atividades avaliativas)
Modalidade: Ensino à Distância
Público-alvo: Educadores (especialistas e não-especialistas) do ensino formal (redes pública ou privada) e não formal.
Duração: 4 meses; ~ 3,0 horas/semana
Certificado: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo
Plataforma: Moodle, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo
Contextualização do curso:
O Programa “EnTenda o Lixo” (@entendaolixo) é uma iniciativa do Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo), da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, do Instituto Socioambiental do Plástico – Plastivida e do Instituto Costa Brasilis. Esse programa visa estimular uma reflexão, pelos mais variados meios educativos e considerando tanto a educação formal como a não-formal, sobre as origens, destinos e impactos do lixo no mar como subsídio para identificar formas de como agir diante desse importante problema ambiental.
O curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução” foi idealizado com vistas a subsidiar educadores de todos os níveis educacionais, formais (EI, EF-I, EF-II, EM, EJA) e não formais, a elaborarem atividades voltadas para a reflexão crítica e ação. Pretende-se enriquecer o repertório dos educadores com informações úteis e atuais sobre lixo no mar e sobre o oceano, buscando o desenvolvimento de práticas educativas com base em uma abordagem holística, participativa, integrada e continuada da questão. O uso de correntes educativas emancipatórias e transformadoras na forma de abordagem do tema pretende criar um vínculo do educador com os seus alunos, a comunidade escolar e entorno da escola, possibilitando um ambiente de discussão continuada sobre o lixo nos mares.
A elaboração e oferecimento do curso “Lixo nos Mares: do Entendimento à Solução”, além dos idealizadores acima, conta com a parceria da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), sendo elencado o lixo no mar como um dos temas prioritários no X Plano Setorial para os Recursos do Mar.
Objetivo de aprendizagem:
Aprofundar o conhecimento sobre a problemática do lixo no mar e seus impactos no ambiente marinho, buscando inserir o assunto em atividades didáticas formais e não formais e fomentar a criação de redes de conhecimento para ação de combate ao lixo no mar e aos processos que o originam.
Módulos de aprendizagem, objetivos e expectativas:
Módulo | Objetivo | Expectativa |
1. Apresentação do curso | Conhecer o curso, os objetivos e as expectativas, | compreendendo a motivação do curso, quem o apoia e o que deverá ser aprendido ao final dele |
2. O oceano | Entender a importância do oceano, identificar as atividades humanas que o ameaçam (e.g. mudanças climáticas, sobrepesca, poluição) e o papel dos resíduos sólidos nesse contexto e compreender os principais movimentos internacionais que visam garantir a saúde do oceano | compreendendo o porquê de conservar o oceano, mantendo sua biodiversidade e saúde, e como combater a poluição por resíduos sólidos |
3. Entendendo o lixo no mar | Compreender a dinâmica da poluição por resíduos sólidos no oceano, suas origens, destinos e impactos e os caminhos para soluções, | construindo a base teórica para avaliar suas implicações, inclusive para a subsistência humana, e para refletir sobre possíveis formas de combater o problema do lixo no mar |
4. Oficina sobre resíduos sólidos no ambiente marinho | Discutir, com base em uma oficina baseada em imagens e em situações reais, como os resíduos sólidos chegam ao ambiente marinho, | consolidando o conhecimento já trabalhado e exercitando como o problema poderia ser solucionado |
5. A pedagogia para combater o lixo no mar | Aprofundar os conceitos de Cultura Oceânica, de Educação Ambiental Crítica, diferenciando-a das vertentes conservacionistas e pragmáticas, e de Redes de Conhecimento para Ação, | fortalecendo as bases conceituais e pedagógicas para subsidiar estratégias educacionais para o combate ao lixo no mar e promovendo a troca de experiências e a motivação para ação |
6. Elaboração de proposta de ação | Elaborar proposta de ação voltada ao combate ao lixo no mar, | consolidando o aprendizado do curso e identificando caminhos para utilizar o lixo no mar para fomentar a educação para transformação |
7. Encerramento e avaliação do curso | Encerrar e avaliar o curso, | buscando feedback para aprimorar o curso |
Estratégias de aprendizagem:
- Método expositivo / palestras
- Consulta a material de referência (leituras e vídeos)
- Oficina participativa
- Fórum de discussão
- Elaboração de textos reflexivos
- Peer-to-peer Learning – Aprendizagem entre pares
- Problem Based Learning (PBL) – Aprendizado baseado em problema (pela elaboração de plano de atividade sobre lixo no mar)
Estratégias de avaliação:
O rendimento dos participantes do curso será avaliado pela porcentagem de tarefas desempenhadas durante o curso. Essas tarefas serão:
- Questões de múltipla escolha para consolidar o conhecimento adquirido sobre o tema;
- Registro, por escrito, em formulário próprio, de tarefas a serem desempenhadas em oficina prática;
- Troca de experiências através da participação no fórum do curso na plataforma Moodle;
- Participação nos quatro encontros síncronos que acontecerão ao longo do curso;
- Elaboração de uma proposta de ação sobre a temática Lixo nos Mares;
- Leitura e avaliação de duas propostas de ação elaboradas pelos colegas de curso.
Visto a diferença de complexidade entre as tarefas propostas, pesos diferentes serão atribuídos, considerando os tempos dedicados às tarefas.
A nota mínima exigida é 7,0 e frequência mímima, de 70%.