Mioma Uterino

O mioma acomete até 80% das mulheres na idade fértil. No entanto, apenas cerca de 30% deste percentual apresentam sintomas que necessitam de tratamento. Apesar da grande incidência da doença, o tumor que é benigno, nem sempre é preocupante.

CAUSAS

A causa do mioma é desconhecida. Os hormônios na mulher em idade fértil influenciam o seu desenvolvimento. A chegada da menopausa, e a queda na produção de hormônios estrogênios, o mioma costuma encolher e até desaparecer. Durante a gravidez, ao contrário, sua tendência é aumentar. Os fatores de risco são a idade, histórico familiar, origem étnica e obesidade.

SINTOMAS

Inicialmente não apresenta sintomas, mas é importante estar atenta aos seguintes sinais:

  • Menstruação irregular, forte e por períodos prolongados, o que pode levar à anemia;
  • Cólicas;
  • sangramento entre uma menstruação e outra;
  • dores (abdominais, pélvicas e na relação sexual);
  • vontade mais frequente de urinar, infecção do trato urinário, cistite, infecção dos rins.

DIAGNÓSTICO

Pode ser detectado em consulta no ginecologista. A ultrassonografia transvaginal é o exame indicado para a confirmação do diagnóstico. Ele revela a quantidade de miomas, a localização e o tamanho de cada um.

TRATAMENTO

É imprescindível procurar orientação médica para o tratamento e em qualquer desconfiança relacionado aos sintomas do mioma. O médico poderá sugerir tratamento medicamentoso ou cirúrgico dependendo do caso.