Saúde ocular: prevenir é o melhor remédio

saude ocular

A visão é um dos principais sentidos do Homem, sendo responsável por cerca de 80% das informações que recebemos. Por isso, ela merece atenção e cuidados especiais.

Além de visitas regulares ao oftalmologista para avaliação da acuidade visual e detecção precoce de qualquer outra alteração, é importante manter alguns hábitos de vida que podem melhorar a saúde ocular garantindo mais qualidade e conforto para a visão, por exemplo, usar óculos de sol com proteção para raios ultravioletas e guardar substâncias inflamáveis, químicas e/ou medicamentos fora do alcance das crianças, assim como objetos pontiagudos ou cortantes. Não esqueça também de se proteger com óculos especiais, sempre que houver risco de algo atingir seus olhos, mesmo em tarefas domésticas aparentemente simples, como instalar um varal de roupas, usar furadeiras ou manusear produtos corrosivos. Caso caia qualquer líquido nos olhos, lave-os imediatamente com bastante água limpa.

Os hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. Tenha uma alimentação balanceada. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina. Além disso, controlar a pressão arterial e o diabetes são medidas importantes para evitar doenças como retinopatias, catarata, glaucoma e outras. Lembre-se: jamais compartilhe os óculos ou lentes de outra pessoa e utilize colírios somente por recomendação médica.

Sandra Poyart de Mendonça Rossetto
Capitão de Fragata (Md)
Oftalmologista
Encarregada da Divisão Técnico Gerencial
Departamento de Auditoria em Saúde
Diretoria de Saúde da Marinha