O Combate ao mosquito Aedes aegypt

No dia 19 de novembro comemoramos o Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A data serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros. A intensificação das campanhas no verão acontece por conta da alta proliferação do mosquito, mas deve ocorrer também durante todo o ano.

Desde a identificação do vírus Zika no Brasil, no segundo semestre de 2015, e sua associação com os casos de malformações neurológicas em bebês (microcefalia), o combate ao mosquito virou uma luta de todos. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até setembro, aproximadamente 250 mil casos prováveis de Zika.

O lançamento oficial da campanha do Governo Federal, este ano, será no dia 20 de novembro. Além do conhecido Dia “D”, quando há mobilização nacional em todo o país, serão realizadas ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos do mosquito. O objetivo é sensibilizar a sociedade por meio da participação de Órgãos Públicos, Forças Armadas, empresas e escolas.

Veja no nosso flyer quais são os sintomas da dengue, zika e chikungunya e quais são os cuidados diários que devemos adotar para evitar a proliferação do mosquito!

A participação de todos é fundamental para que a incidência dessas doenças diminua. O Saúde Naval apoia a campanha e conta com você para formar uma verdadeira Força Tarefa contra o mosquito!

Fonte: Agência Saúde \ Ministério da Saúde

Compartilhe