Simpósio de Práticas de Gestão

O Simpósio de Práticas de Gestão é parte integrante das atividades que concorrem para solidificar o programa de excelência gerencial da Marinha do Brasil (MB), Programa Netuno, e possui como propósito contribuir para o aprimoramento da gestão na Força, de modo que a excelência em gestão seja internalizada na instituição, tornando-se autossustentável.

 

Objetiva, em particular, inspirar, capacitar e motivar militares e servidores civis, incentivando a ampla participação e as trocas de experiências, por intermédio da interatividade propiciada pela apresentação de boas práticas de gestão empreendidas no seio das organizações que vêm se destacando na condução de suas atividades.

 

De igual modo, busca-se fomentar a reflexão crítica acerca das atividades de administração geral por intermédio de explanações e o compartilhamento de conhecimentos trazidos por conferencistas de notório saber e atuação em áreas relacionadas, em especial, ao exercício da Liderança, Motivação, Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Gestão.

 

O evento também é franqueado à participação da sociedade em sua amplitude, pois pode ser identificado como um fórum de discussão onde todas as pessoas poderão contribuir com suas vivências e conhecimentos técnicos em benefício da construção de um ambiente colaborativo em que as boas práticas de gestão são apresentadas e multiplicadas, formando uma grande rede de relacionamentos e parcerias para a conquista de melhores qualidade de trabalho e crescimento pessoal, e profissional.

 

Sua realização em caráter periódico busca contribuir, dentre outros objetivos, para:  
 

  •  Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
  • Estimular a sintonia com os novos paradigmas da gestão;
  • Disseminar as boas práticas como referenciais a serem conquistados e aplicados;
  • Contribuir para o aumento da visibilidade da MB por seus esforços e pelo incremento da qualidade de sua gestão;
  • Estimular a postura pró-ativa, criativa e inovadora; e
  • Construir um futuro alvissareiro, mediante a atuação dedicada, motivada e competente de seu pessoal.

     

    VI Simpósio de Práticas de Gestão

    No dia 26 de junho de 2017 no Museu do Amanhã, será realizado o VI Simpósio de Práticas de Gestão. Como em 2017 será celebrado os 10 anos de existência do Programa Netuno, o tema do Simpósio será: “10 anos do Programa Netuno – Excelência em Gestão na Marinha do Brasil”.

    A abertura do Simpósio contará com a presença do Comandante da Marinha e de representantes das demais Forças Armadas, da academia e de organizações reconhecidas por suas iniciativas na área da qualidade.

    Numa iniciativa sustentável – base de um dos critérios em que consiste o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) - na Cerimônia de Abertura será realizada uma apresentação do coral do Projeto More, mesmo coral que cantou o Hino Nacional na abertura das Olimpíadas. Há 10 anos, a ONG More ajuda crianças de comunidades carentes do Fonseca, Zona Norte de Niterói, com aulas de reforço escolar, idiomas, esportes e artes.



     

    Acesse o Folder eletrônico!

     

    Palestrantes convidados:

    • Gleisson Cardoso Rubin - Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento

    Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), foi presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Secretário de Gestão na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011 – 2015).

    No Ministério da Educação, foi diretor do Programa Brasil Profissionalizado e coordenador-geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2004 – 2008). O novo secretário é licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (MG).

     

     

    • Marcio Fernandes - Diretor-Presidente da Elektro e presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

    Eleito o Líder mais admirado do país pela revista “Você S/A”, Márcio Fernandes, presidente da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, elaborou uma nova Filosofia de Gestão, que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: “A Felicidade que dá Lucro”. Sua formação é de Administrador de empresas, pós-graduado e com MBA em Finanças pela USP, no Brasil, e outros desenvolvimentos nos Estados Unidos e Europa, em universidades como Stanford, Insead e IMD.

     

     

    • Evandro G. Lorentz - Membro da Academia Brasileira da Qualidade

    Engenheiro e Matemático, MSc. Professor Convidado da Fundação Dom Cabral, Coordenador do Curso Master (M.Eng.) em Engenharia da Qualidade da PUC Minas, ASQ Fellow (Certificação concedida pela American Society for Quality), CQE (Certificado de Qualidade de Engenheiro), CQA (Centro de Qualidade Analítica).

     

     

    • Sérgio Besserman Vianna - Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

    Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi presidente do IBGE, professor adjunto do Departamento de Economia da PUC-Rio (Quadro Complementar) e economista do BNDES cedido à Prefeitura do Rio de Janeiro.

    Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992, tendo sido membro da missão diplomática brasileira em duas Conferencia das Partes da ONU.

    Foi presidente do Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade. Comentarista de sustentabilidade na Globonews e da cidade na rádio CBN.

     

     

    • Paulo Storani - Consultor de Empresas na área de treinamento

    Graduado pela Escola de Formação de Oficiais da PMERJ, Pós-graduado em Treinamento Físico pela Universidade Gama Filho, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense.

    Foi Secretário Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo, Diretor de Recursos Humanos da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Professor da matéria Liderança e Processo Decisório da Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

    Instrutor das disciplinas Liderança, Administração de Tropas Especiais, Instrução Tática Individual, Assalto Tático e Tiro Tático nos Cursos de Operações Especiais do BOPE - 1995/97. Coordenador do 9º Curso de Operações Especiais - BOPE – 1996 e Consultor de Operações Especiais do filme “Tropa de Elite”.

     

     

    Cronograma do  VI Simpósio de Práticas de Gestão:

     

     

     

    V Simpósio de Práticas de Gestão

     

    Foi realizado na Escola Naval, nos dias 24 e 25 de junho, o V Simpósio de Práticas de Gestão, organizado pela Diretoria de Administração da Marinha sob a coordenação da Secretaria-Geral da Marinha. O Simpósio é parte integrante das atividades do Programa Netuno e possui como propósito apresentar as práticas de gestão em uso em outras organizações, suas iniciativas, melhorias e as dificuldades encontradas, de modo a permitir que a experiência conquistada possa ser compartilhada e aproveitada pelos participantes do evento em suas próprias organizações.
     

    A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Marinha em seguida da apresentação musical do Projeto Orquestra de Cordas da Grota, composto por adolescentes residentes na Comunidade da Grota, em Niterói. Seguiu-se a segunda premiação do Programa Netuno, com o objetivo de reconhecer as OM que se destacaram pelo desempenho institucional com excelência em gestão. O Comandante da Marinha e o Secretário-Geral da Marinha realizaram a entrega dos troféus e diplomas ao Comando do 4ª Distrito Naval (COM4DN), Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM), Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Escola Naval (EN), Centro Médico Assistencial da Marinha (CMAM), Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM), Hospital Naval de Brasília (HNBRA), Navio Escola da Brasil (NEBRASIL), Capitania dos Portos do Espiríto Santo (CPES), Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNe), Centro Tecnólogico do Corpo de Fuzileiros Navais (CtecCFN), Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna), que receberam o prêmio “Excelência em Gestão”. O Comando-Em-Chefe da Esquadra (COMENCH), Comando de Pessoal de Fuzileiros Navais (CpesFN), Diretoria de Abastecimento da Marinha (DabM), Diretoria de Hidrografica e Navegação (DHN), Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), receberam o prêmio “Especial 2015” e o Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (CEIMSPA) foi agraciado com o prêmio “DadM de práticas de gestão”.

     

    Confira as apresentações realizadas:

    - Sr. Orlando Pavani

    - Sr. Claudius D'Artagnan

    - Saidul Rahman Mahomed

    - Sr. Jairo Martins

    - NE Brasil

    - CEFAN

     

     

     

     

Confira as edições anteriores!