Simpósio de Práticas de Gestão

O Simpósio de Práticas de Gestão é parte integrante das atividades que concorrem para solidificar o programa de excelência gerencial da Marinha do Brasil (MB), Programa Netuno, e possui como propósito contribuir para o aprimoramento da gestão na Força, de modo que a excelência em gestão seja internalizada na instituição, tornando-se autossustentável.

Objetiva, em particular, inspirar, capacitar e motivar militares e servidores civis, incentivando a ampla participação e as trocas de experiências, por intermédio da interatividade propiciada pela apresentação de boas práticas de gestão empreendidas no seio das organizações que vêm se destacando na condução de suas atividades.

De igual modo, busca-se fomentar a reflexão crítica acerca das atividades de administração geral por intermédio de explanações e o compartilhamento de conhecimentos trazidos por conferencistas de notório saber e atuação em áreas relacionadas, em especial, ao exercício da Liderança, Motivação, Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade e Gestão.

O evento também é franqueado à participação da sociedade em sua amplitude, pois pode ser identificado como um fórum de discussão onde todas as pessoas poderão contribuir com suas vivências e conhecimentos técnicos em benefício da construção de um ambiente colaborativo em que as boas práticas de gestão são apresentadas e multiplicadas, formando uma grande rede de relacionamentos e parcerias para a conquista de melhores qualidade de trabalho e crescimento pessoal, e profissional.

 

Sua realização em caráter periódico busca contribuir, dentre outros objetivos, para: 

  •  Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
  • Estimular a sintonia com os novos paradigmas da gestão;
  • Disseminar as boas práticas como referenciais a serem conquistados e aplicados;
  • Contribuir para o aumento da visibilidade da MB por seus esforços e pelo incremento da qualidade de sua gestão;
  • Estimular a postura pró-ativa, criativa e inovadora; e
  • Construir um futuro alvissareiro, mediante a atuação dedicada, motivada e competente de seu pessoal.

 


VII Simpósio de Práticas de Gestão

Foi realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em 22 de julho de 2019, o “VII Simpósio de Práticas de Gestão”, organizado pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM), sob coordenação da Secretaria-Geral da Marinha.
A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Marinha, logo após a apresentação musical do “Projeto Música Encantada”, projeto cultural gratuito de educação musical, cuja sede fica na Comunidade Phídias Távora, mais conhecida como Ficap, situada às margens do Rio Acari, no subúrbio do Rio.
No Simpósio foi realizada a quarta premiação do “Programa Netuno”, que reconhece as Organizações Militares que se destacaram pelos seus desempenhos institucionais com excelência em gestão.
Foram agraciadas as seguintes OM nas três categorias de prêmios:


Excelência em Gestão” - Base de Hidrografia da Marinha em Niterói, Capitania dos Portos do Espírito Santo, Centro de Intendência da Marinha em Natal, Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande, Centro de Projetos de Navios, Comando do 5º Distrito Naval, Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, Diretoria de Ensino da Marinha, Diretoria de Finanças da Marinha, Escola de Guerra Naval, Estação Naval do Rio Negro, Hospital Naval de Brasília, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira e Sanatório Naval de Nova Friburgo.


DAdM de Práticas de Gestão” - 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste e Escola Naval.


Especial” - Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro - tema: “implantação de seu primeiro Plano de Gestão do Conhecimento”; Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão – tema: “desenvolvimento do aplicativo Camaleão”; Centro de Controle Interno da Marinha – tema: “implementação da Auditoria Contínua”; Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – tema: “melhorar o fluxo de informações”; Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – tema: ”a implantação da Gestão do Conhecimento (MODELO Amazul) na Assessoria do Meio Ambiente”; Depósito de Sobressalentes da Marinha no Rio de Janeiro – tema: “atividade de preservação, conservação e restauração de material”; Diretoria de Portos e Costas - tema: “melhoria da qualidade dos Inquéritos Administrativos Sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN)”; e Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha – tema: “criação do aplicativo SVPM”.

Organizações Militares premiadas no VII Simpósio de Práticas de Gestão 2019

Após a cerimônia de premiação, os participantes foram brindados com palestras de seis personalidades, citadas abaixo: 

 

VI Simpósio de Práticas de Gestão

Foi realizado no Museu do Amanhã, em 26 de junho de 2017, o VI Simpósio de Práticas de Gestão, organizado pela Diretoria de Administração da Marinha (DAdM), sob coordenação da Secretaria-Geral da Marinha (SGM).

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Marinha, logo após a apresentação musical do Projeto Coral More, que é composto por adolescentes residentes em comunidades carentes da região norte de Niterói. Cabe ressaltar  que, com o objetivo de realizar ações voltadas às boas práticas socioambientais, os militares das Organizações Militares (OM) pertencentes ao Edifício Almirante Gastão Motta realizaram doação de material escolar para as crianças do referido coral.

No Simpósio foi realizada a terceira premiação do Programa Netuno, a fim de reconhecer as Organizações Militares que se destacaram pelo desempenho institucional com excelência em gestão.

Foram agraciadas as seguintes OM nas três categorias de prêmios:

1) “Excelência em Gestão” - Distingue as OM que praticaram e comprovaram um alto grau de desempenho institucional, com qualidade em gestão, a partir do resultado da validação da gestão realizada por ocasião das Inspeções Administrativo-Militares (IAM) e com base nas boas práticas das OM.

Comando em Chefe da Esquadra; Centro de Controle Interno da Marinha; Diretoria de Aeronáutica da Marinha; Caixa de Construções de Casas para o Pessoal da Marinha; Centro de Instrução Almirante Graça Aranha; Centro de Análises de Sistemas Navais; Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia; Unidade Integrada de Saúde Mental; Colégio Naval; Base Naval de Aratu; Serviço de Sinalização Náutica do Oeste; Centro de Intendência da Marinha em Natal; e Estação Rádio da Marinha em Brasília.

2) “DAdM de Práticas de Gestão” - Indicado pela Diretoria de Administração da Marinha , premiou as OM que, notoriamente, tenham se destacado no aprimoramento de sua gestão, mediante o reconhecimento em premiações extra-MB pela utilização de ferramentas gerenciais do Programa Netuno e que não tenham sido indicadas nas outras categorias.

Serviço de Identificação da Marinha; e Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia.

3) “Especial” - Visa destacar as OM que apresentaram excelência na aplicação da Gestão de Riscos, ou em procedimento ou conjunto de procedimentos administrativos de caráter inovador na aplicação dos conceitos preconizados na excelência da gestão.

Comando do 2º Distrito Naval – tema: “Aplicabilidade de ferramentas de gerenciamento de risco nas atividades operativas do Comando do 2º Distrito Naval”;

Centro de Hidrografia da Marinha – tema: “Apoio Operacional Meteorológico a OPERANTAR”;

Batalhão Naval – tema: “Portal Companhia de Bandas (CIABANDAS)”;

Centro de Projetos de Navios – tema: “Implantação do Gerenciamento de Riscos na coleta e análise de sinais de vibração mecânica em equipamentos”; e

Pagadoria de Pessoal da Marinha – tema: “Aplicativo "App" PAPEM, Aplicativo "App" E-CONSIG, Totem de Autoatendimento e Entrevista sobre o Imposto de Renda com o Chefe da 7ª Região Fiscal”.

Confira as apresentações realizadas:

 

V Simpósio de Práticas de Gestão

Foi realizado na Escola Naval, nos dias 24 e 25 de junho de 2015, o V Simpósio de Práticas de Gestão, organizado pela Diretoria de Administração da Marinha sob a coordenação da Secretaria-Geral da Marinha. O Simpósio é parte integrante das atividades do Programa Netuno e possui como propósito apresentar as práticas de gestão em uso em outras organizações, suas iniciativas, melhorias e as dificuldades encontradas, de modo a permitir que a experiência conquistada possa ser compartilhada e aproveitada pelos participantes do evento em suas próprias organizações.
 

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Marinha em seguida da apresentação musical do Projeto Orquestra de Cordas da Grota, composto por adolescentes residentes na Comunidade da Grota, em Niterói. Seguiu-se a segunda premiação do Programa Netuno, com o objetivo de reconhecer as OM que se destacaram pelo desempenho institucional com excelência em gestão. O Comandante da Marinha e o Secretário-Geral da Marinha realizaram a entrega dos troféus e diplomas ao Comando do 4ª Distrito Naval (COM4DN), Diretoria de Obras Civis da Marinha (DOCM), Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), Escola Naval (EN), Centro Médico Assistencial da Marinha (CMAM), Centro de Controle de Inventário da Marinha (CCIM), Hospital Naval de Brasília (HNBRA), Navio Escola da Brasil (NEBRASIL), Capitania dos Portos do Espiríto Santo (CPES), Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNe), Centro Tecnólogico do Corpo de Fuzileiros Navais (CtecCFN), Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna), que receberam o prêmio “Excelência em Gestão”. O Comando-Em-Chefe da Esquadra (COMENCH), Comando de Pessoal de Fuzileiros Navais (CpesFN), Diretoria de Abastecimento da Marinha (DabM), Diretoria de Hidrografica e Navegação (DHN), Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), receberam o prêmio “Especial 2015” e o Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (CEIMSPA) foi agraciado com o prêmio “DadM de práticas de gestão”.

 

Confira as apresentações realizadas:

- Sr. Orlando Pavani

- Sr. Claudius D'Artagnan

- Saidul Rahman Mahomed

- Sr. Jairo Martins

- NE Brasil

- CEFAN

 

 

 

 


Confira as edições anteriores!