VI Simpósio de Práticas de Gestão

O Programa Netuno tem como base a capacitação profissional e por definição é um processo administrativo destinado a aprimorar a gestão das organizações militares e, consequentemente, proporcionar à Marinha do Brasil as melhores condições para estar pronta e adequada à estatura político-estratégica exigida pelo País.

O Simpósio de Práticas de Gestão é uma iniciativa que visa contribuir para a aplicação dos conceitos do Programa em todas as organizações militares, de modo que a excelência em gestão alcance maior profusão na Marinha e acompanhe a dinamicidade das evoluções administrativas.

No dia 26 de junho de 2017 no Museu do Amanhã, será realizado o VI Simpósio de Práticas de Gestão. Como em 2017 será celebrado os 10 anos de existência do Programa Netuno, o tema do Simpósio será: “10 anos do Programa Netuno – Excelência em Gestão na Marinha do Brasil”.

A abertura do Simpósio contará com a presença do Comandante da Marinha e de representantes das demais Forças Armadas, da academia e de organizações reconhecidas por suas iniciativas na área da qualidade.

Numa iniciativa sustentável – base de um dos critérios em que consiste o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) - na Cerimônia de Abertura será realizada uma apresentação do coral do Projeto More, mesmo coral que cantou o Hino Nacional na abertura das Olimpíadas. Há 10 anos, a ONG More ajuda crianças de comunidades carentes do Fonseca, Zona Norte de Niterói, com aulas de reforço escolar, idiomas, esportes e artes.


 

 

 

Palestrantes convidados:

  • Gleisson Cardoso Rubin - Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), foi presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Secretário de Gestão na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011 – 2015).

No Ministério da Educação, foi diretor do Programa Brasil Profissionalizado e coordenador-geral de Supervisão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (2004 – 2008). O novo secretário é licenciado em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (MG).

 

 

  • Marcio Fernandes - Diretor-Presidente da Elektro e presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Eleito o Líder mais admirado do país pela revista “Você S/A”, Márcio Fernandes, presidente da Elektro, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, elaborou uma nova Filosofia de Gestão, que desafia o modelo tradicional e propõe ao mundo corporativo uma nova possibilidade: “A Felicidade que dá Lucro”. Sua formação é de Administrador de empresas, pós-graduado e com MBA em Finanças pela USP, no Brasil, e outros desenvolvimentos nos Estados Unidos e Europa, em universidades como Stanford, Insead e IMD.

 

 

  • Evandro G. Lorentz - Membro da Academia Brasileira da Qualidade

Engenheiro e Matemático, MSc. Professor Convidado da Fundação Dom Cabral, Coordenador do Curso Master (M.Eng.) em Engenharia da Qualidade da PUC Minas, ASQ Fellow (Certificação concedida pela American Society for Quality), CQE (Certificado de Qualidade de Engenheiro), CQA (Centro de Qualidade Analítica).

 

 

  • Sérgio Besserman Vianna - Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi presidente do IBGE, professor adjunto do Departamento de Economia da PUC-Rio (Quadro Complementar) e economista do BNDES cedido à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ambientalista, é membro do conselho diretor da WWF Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992, tendo sido membro da missão diplomática brasileira em duas Conferencia das Partes da ONU.

Foi presidente do Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro e preside a Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade. Comentarista de sustentabilidade na Globonews e da cidade na rádio CBN.

 

 

  • Paulo Storani - Consultor de Empresas na área de treinamento

Graduado pela Escola de Formação de Oficiais da PMERJ, Pós-graduado em Treinamento Físico pela Universidade Gama Filho, Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal Fluminense.

Foi Secretário Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo, Diretor de Recursos Humanos da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e Professor da matéria Liderança e Processo Decisório da Academia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Superior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Instrutor das disciplinas Liderança, Administração de Tropas Especiais, Instrução Tática Individual, Assalto Tático e Tiro Tático nos Cursos de Operações Especiais do BOPE - 1995/97. Coordenador do 9º Curso de Operações Especiais - BOPE – 1996 e Consultor de Operações Especiais do filme “Tropa de Elite”.

 

 

Cronograma do  VI Simpósio de Práticas de Gestão: