Programa Netuno - O Comprometimento de Todos na Conquista da Excelência em Gestão

Apresentação

O Programa Netuno é um processo administrativo destinado a aprimorar a gestão das Organizações Militares (OM) e, conseqüentemente, proporcionar à Marinha do Brasil as melhores condições para estar pronta e adequada à estatura político-estratégica exigida pelo País.

A capacitação profissional é a base do Programa, que se caracteriza por ações destinadas à avaliação da gestão, à melhoria de processos e à gerência de projetos. O homem, sensibilizado com as novas práticas de gestão, é fundamental para o sucesso do Programa Netuno.

               
Por que adotar o Programa Netuno?

Reconhecidamente, a Marinha do Brasil possui instrumentos de gestão que servem de referência para outras organizações. Entre outros, podemos citar o Sistema do Plano Diretor e a gestão das Organizações Militares Prestadoras de Serviço (OMPS). Além disto, algumas organizações possuem certificados ISO 9001:2000 e outras foram agraciadas em premiações de qualidade que reconhecem a excelência dos serviços público e privado.

O Programa Netuno visa a institucionalização de boas práticas de gestão, permitindo que a OM busque a melhoria contínua dos processos inerentes a sua atividade.


Por que deve haver o comprometimento de todos?

Todos são muito importantes na implementação do Programa Netuno. O comprometimento de Comandantes e Diretores com a administração de suas organizações é fundamental. A liderança desenvolvida por eles influencia os subordinados para que ajam, voluntariamente, em prol da OM. A gestão, assim como a liderança, é um constante e progressivo aprendizado, desenvolvido dia a dia, que muito contribuirá para o desenvolvimento da organização de terra ou do navio.

 

Ferramentas de Gestão do Programa Netuno

- Análise e Melhoria de Processos;

- Planejamento Estratégico Organizacional (PEO);

- Pesquisa de Clima Organizacional;

- Plano de Melhoria da Gestão; e

- Autoavaliação da Gestão.

                      
Qual será o resultado alcançado?

São efeitos desejados do Programa:

- Militares melhor capacitados para o desempenho de suas tarefas;

- Eficiência e eficácia e economicidade na aplicação dos recursos;

- Excelência na gestão das OM;

- Valorização do homem, devido ao reconhecimento institucional; e

- Maior visibilidade da OM e, conseqüentemente, da Marinha perante a Sociedade.