Clima Organizacional

A pesquisa de clima organizacional deve ser considerada como uma estratégia para identificar oportunidades de melhorias contínuas no ambiente de trabalho. Conhecer o grau de satisfação, as expectativas e as necessidades da equipe de trabalho constitui um importante papel, um desafio gerencial essencial para a melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade dos serviços prestados.
 

O termo clima é usado para expressar os sentimentos que a força de trabalho tem em relação ao seu ambiente de trabalho, à organização como um todo, aos clientes e a si mesmos. Portanto, o clima de uma organização diz respeito à percepção sobre a qualidade de vida no trabalho.
 

De acordo com alguns autores o clima organizacional refere-se ao conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamentos formais e informais existentes em uma organização. Quando o clima organizacional é bom as pessoas tendem a partilhar conhecimentos, propiciando um clima de confiança. No entanto, se é ruim, essas tenderão a fazer o mínimo indispensável, ou às vezes nem mesmo isso, prejudicando a organização como um todo.