Preparação dos manuscritos
A Revista PAGMAR publica manuscritos dos seguintes tipos:
- Artigos originais: resultados de pesquisa com no máximo 12 páginas. A estrutura destes artigos prevê as seções: introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões. Outros formatos poderão ser assumidos conforme o desenho metodológico do manuscrito e mediante avaliação do Conselho Editorial.
- Relatos de caso: devem ter no máximo 1500 palavras e 15 referências, apresentando uma sequência cronológica e concisa do caso. Os relatos devem conter uma detalhada revisão de literatura e a discussão comparada com experiências similares de âmbito nacional e internacional.
- Cartas ao Conselho Editorial: as cartas deverão ter no máximo 500 palavras e deverão conter comentários analíticos sobre manuscritos publicados neste periódico.
Originalidade, autoria e conflitos de interesse
A Revista PAGMAR somente considera em sua avaliação manuscritos que não estejam em avaliação e nem tenham sido publicados por nenhum outro periódico. Os autores deverão informar se há conflitos de interesse e as fontes de financiamento, caso existam.
Formatação geral do trabalho
A formatação do trabalho deverá ser elaborada no editor de textos Ms. Word com a seguinte configuração de página: margens de 2 cm em todos os lados; fonte Times New Roman, tamanho 12 com espaçamento entrelinhas de 1,5 pt.
O trabalho deverá conter o título em português, em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14. Abaixo do título, o nome dos autores deverá ser descrito sem abreviaturas, em posição centralizada. Abaixo dos nomes, deverá ser descrito um abaixo do outro o cargo ocupado, a afiliação institucional e o correio eletrônico.
O trabalho deverá conter resumo com no máximo 250 palavras. Abaixo dos resumos deverão ser indicados de 3 a 5 descritores, ou palavras-chave.
Os agradecimentos, caso existam, deverão ser transcritos após as conclusões e deverão conter no máximo 3 linhas.
As referências devem seguir as normas ABNT NBR 6023, as quais tratam das referências bibliográficas em documentos.
Submissão do manuscrito
Os artigos devem ser submetidos exclusivamente por meio do e-mail secom@papem.mar.mil.br. No campo assunto deverá constar a palavra PAGMAR, acompanhada do ano a que se refere a publicação. Ex: PAGMAR 2016.
No corpo do e-mail os autores deverão redigir uma carta de apresentação, conforme discriminado abaixo.
Carta de apresentação
“Prezados Membros do Conselho Editorial,
Os autores abaixo discriminados submetem para apreciação o manuscrito intitulado “____________________________________”. Acredita-se que o trabalho em tela deva ser publicado neste periódico pelos seguintes motivos: ______________________________________________________________________. Declara-se que, face à aprovação do manuscrito para publicação, os autores transferem todos os direitos autorais para a Revista PAGMAR. Os autores atestam que o arquivo encaminhado trata-se de um trabalho original e que está sendo avaliado exclusivamente por esta Revista.
Atenciosamente,
(Autores)”
Após a submissão
Todos os artigos serão revisados por especialistas, revisores Ad-Hoc associados à Revista PAGMAR, ou, caso haja necessidade, revisores externos serão convidados. A aceitação do artigo estará condicionada às considerações feitas pelos revisores e estas serão repassadas aos autores para que sejam feitas as devidas modificações no artigo, o qual deverá ser reenviado para apreciação do conselho editorial. Os autores serão notificados, independente da aceitação ou não do trabalho.