Cuidados com a Saúde Oral

A saúde bucal está relacionada aos aspectos da condição oral que permitem a um indivíduo comer, falar e se socializar sem doença ativa, sem desconforto ou constrangimento, com impactos em seu bem-estar geral. O número de dentes retidos na boca está fortemente associado com a qualidade de vida relacionada à saúde oral; quanto maior o número de dentes preservados, melhor a qualidade de vida.

No Brasil e no mundo, a cárie e a doença periodontal são, ainda hoje, as principais doenças que afetam a boca. A periodontite em estágios mais avançados tem sido observada em 11% da população global, e é uma das causas mais comuns de perda de dentes entre os adultos. A prevalência de cáries radiculares tem aumentado, principalmente em idosos, bem como a de outros tipos de perda de estrutura dentária, como as lesões cervicais não cariosas, relacionadas a uma dieta mais ácida e à força exagerada na escovação.

Estas doenças podem ser prevenidas por meio de ações que envolvem não apenas o cirurgião-dentista, mas o próprio paciente, no papel fundamental de realizar efetivamente o autocuidado diário, com autonomia no controle da placa bacteriana e na condução de seus hábitos de higiene oral. Dentre as ações recomendadas na rotina diária, estão:

  • Escovar os dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, sendo uma dessas vezes antes de dormir;

  • Usar uma pequena quantidade de pasta de dente fluoretada, em escovas macias ou extra macias;

  • Realizar a limpeza interdental diariamente, usando fio dental/escova interdental;

  • Evitar escovar os dentes logo após as refeições, principalmente se o último alimento ingerido for mais ácido, como frutas cítricas, café ou refrigerante. Aguardar 30 minutos;

  • Preferir cuspir em vez de enxaguar a boca com água repetidamente após a escovação;

  • Adotar uma alimentação saudável, além de evitar alimentos ricos em açúcares, principalmente entre as refeições.

 

E, claro, fazer visitas regulares ao cirurgião dentista para avaliar sua condição oral, porque “Prevenir é melhor do que remediar”!!!

 

DANIELA CIA PENONI

Capitão de Corveta (CD)

Encarregada do Serviço de Odontologia Preventiva

 

CB (RM2-HD) Carla Danielle durante instrução de higiene oral.