Clínica de Ortodontia e Laboratório

Clínica de Ortodontia e Laboratório (tel.: 2104-6603)

 

Localizada no térreo da OCM, realiza o diagnóstico e tratamentos ortodônticos corretivos pela técnica Edgewise. As inscrições para tratamento ortodôntico serão aceitas em pacientes na faixa etária de 10 a 16 anos incompletos (15 anos 11 meses e 29 dias), portadores de má oclusão:

 

  • Associada com fenda palatina, labial ou anormalidades da articulação têmporo-mandibular;

  • Resultante de deformidades estruturais severas da maxila e/ou mandíbula;

  • Ocasionada por doença ou trauma na maxila e/ou mandíbula;

  • Com desfiguração facial e interferências funcionais; e

  • Que interfira com a função mastigatória, comprovada clinicamente.

 

Os casos que não estejam enquadrados nas patologias acima descritas, somente iniciarão tratamento após avaliação, julgamento e aprovação pelo Conselho Técnico da OCM, com base em parecer da Clínica de Ortodontia.

 

Tempo de procedimento: 45-60 minutos.

 

Esclarecimentos quanto à Ortodontia

Para a realização do tratamento ortodôntico é necessário que o paciente esteja inscrito na Clínica de Ortodontia da Odontoclínica Central da Marinha.

Para que a equidade no tratamento ortodôntico possa integrar as ações de saúde na MB, a avaliação ortodôntica deverá ser realizada obedecendo critérios de severidade das más-oclusões e a história ortodôntica prévia, visando identificar e reconhecer a necessidade funcional do tratamento ortodôntico.

No Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN) e nos demais Distritos, as avaliações serão efetuadas, de acordo com os critérios da DGPM-401 (3ª Revisão MOD6), nas OM que tenham o serviço e profissionais qualificados (Ortodontistas) pela MB. Caso o paciente se enquadre nos critérios para tratamento ortodôntico, as OM deverão solicitar à OCM a inscrição por meio de mensagem com os seguintes dados: nome, NIP e data de nascimento do dependente; nome, NIP, posto ou graduação e endereço para correspondência do responsável, os quais deverão ser mantidos atualizados para controle e coordenação das inscrições.

Nas OMH, OMFM onde não existam profissionais qualificados para esta avaliação, as inscrições serão solicitadas à OCM por meio de mensagem. Os pacientes em fora de Sede, ao retornarem para a área do Com1°DN, deverão comparecer à OCM a fim de revalidar a sua inscrição. Os pacientes inscritos em fora de Sede, em locais onde não existam profissionais qualificados pela MB, que não retornarem ao Com1ºDN até a idade de 16 anos incompletos, para a revalidação da sua inscrição, deverão enviar à OCM, com antecedência de seis meses do término da idade limite, por meio da OM ou OMFM envolvida, toda a documentação ortodôntica atualizada: modelos de estudo; radiografias panorâmica e cefalométrica (com traçado de Steiner), exame radiográfico periapical completo e fotografias intra e extraorais. Após análise e emissão de parecer por parte da Clínica de Ortodontia, o caso será avaliado pelo Conselho Técnico da OCM que sugerirá ou não à Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), a aprovação do tratamento em Organização de Saúde Extra-Marinha (OSE).

A Ortodontia interceptativa e corretiva na MB somente serão executadas nas OM onde existam recursos materiais e profissionais qualificados para o atendimento.

O paciente em tratamento que não demonstrar colaboração ou ausentar-se por tempo superior a noventa dias sem notificar ao profissional responsável ou faltar a 3 consultas consecutivas sem justificativa, terá seu tratamento suspenso. Por ocasião do início do tratamento, esta regra deverá ser participada ao responsável, sob a forma de consentimento informado, por escrito.