Absenteísmo

O QUE É ABSENTEÍSMO?
Em Saúde, costumamos dizer que absenteísmo é o não comparecimento de um usuário a uma consulta ou exame agendado, sem que tenha ocorrido qualquer comunicação prévia à unidade de saúde responsável.
QUAL O PREJUÍZO QUE O ABSENTEÍSMO CAUSA?
O absenteísmo compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao Sistema de Saúde e acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta ou exame. Em outras palavras, o absenteísmo prejudica todos os usuários.
A INCIDÊNCIA DE ABSENTEÍSMO É MUITO ALTA?
Sim. Em média, o Sistema de Saúde da Marinha tem computado uma incidência de absenteísmo de 25% nas mais diversas Organizações Militares de Saúde e, inclusive, nas Organizações de Saúde Extra-Marinha. Na OCM, a média de absenteísmo é de 10%.
O QUE DEVO FAZER PARA COMBATER O ABSENTEÍSMO?
A ação mais importante que cada um de nós, usuários do Sistema de Saúde da Marinha, podemos fazer para combater o absenteísmo é conscientizar-nos da importância de comunicar previamente a Unidade de Saúde em caso de impossibilidade de comparecimento a uma consulta ou a um exame previamente agendado. Contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade de enfrentamento ao absenteísmo, motivando os demais usuários, é outra importante ação que está ao alcance de todos nós.